A escolha de um regime tributário pode resultar em obtenção ou perda de lucros para as empresas. Isso porque uma escolha incorreta pode trazer prejuízos, como pagamentos maiores do que o necessário.
Muitos se perguntam se o Lucro Presumido é a melhor opção, afinal, o pagamento dos impostos é realizado mediante uma estimativa de margem de lucro do negócio. Essa estratégia torna esse regime interessante para algumas empresas.
Mas será que ele é a melhor solução? Continue acompanhando este material e tire todas as suas dúvidas sobre o Lucro Presumido. Boa leitura!
O que é o Lucro Presumido?
O Lucro Presumido é um regime tributário que se destaca pela sua apuração simplificada do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), englobando ainda a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Nele, as alíquotas recaem sobre a presunção do lucro, e não no faturamento total, valor esse já predefinido, podendo variar de 1,6% a 32% dependendo do tipo da empresa.
Entenda as diferentes alíquotas:
- Alíquota de 1,6%: empresas de revenda de combustível ou gás natural.
- Alíquota de 16%: empresas de serviços de transporte (exceto transportes de cargas) ou empresas de serviços gerais que tenham receita bruta de R$ 120 mil anualmente.
- Alíquota de 32%: prestação de serviço, empresas que realizam serviços ou negócios administrativos, locação de imóveis, móveis e de cessão de direitos.
- Alíquota de 8%: engloba todas as empresas que não se encaixam nas categorias citadas.
Impostos desse regime tributário
Ao optar pelo regime de Lucro Presumido, as empresas passam a ser tributadas pelo IRPJ e pela CSLL. Além desses impostos, as organizações têm a obrigação de pagar o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social (Cofins).
É válido ressaltar que essas companhias não estão sujeitas ao recolhimento da Contribuição Patronal Previdenciária (CPP), tributo obrigatório somente para os optantes do Lucro Real.
Lucro Presumido: conheça suas vantagens e desvantagens
O Lucro Presumido é uma maneira simplificada para tributações, sendo interessante para muitas empresas. Porém, como todo e qualquer regime tributário, as vantagens e desvantagens se fazem presentes.
Dito isso, quanto maior for o seu conhecimento sobre o assunto, mais prático se torna decidir se ele é, ou não, a melhor opção para o seu negócio. A seguir, confira as vantagens e as desvantagens desse regime.
Vantagens
O principal ponto positivo do Lucro Presumido é o fato de cobrar os impostos mediante uma presunção do faturamento, e não sobre o lucro real. Isso o torna um regime indicado para as empresas de pequeno e médio portes que apresentam uma margem de lucro acima da presunção. Além disso:
- O recolhimento do IRPJ e da CSLL se torna mais fácil, considerando que não é necessária a apuração do lucro líquido, mas, sim, realizar o cálculo com base na alíquota predefinida.
- O pagamento desse imposto é mais preciso devido à alíquota predefinida.
- As alíquotas para o Imposto sobre o Faturamento (PIS/Cofins) são menores.
- Caso a empresa tenha um lucro real maior do que o percentual presumido, ela pode continuar tributando mediante o valor presumido.
Desvantagens
Quem tem uma folha de pagamento alta pode ter o Lucro Presumido como uma desvantagem, considerando ainda o pagamento de valores mais altos do INSS sobre a folha. Portanto, é necessário atentar-se aos pontos negativos:
- Por ter impostos unificados, como o Simples Nacional, não é um regime indicado para as pequenas empresas.
- As alíquotas podem ser altas, principalmente na hora de definir o lucro das empresas prestadoras de serviço.
- Caso a margem de lucro da organização seja menor do que a de presunção, essa empresa deverá ter que arcar com impostos mais caros ainda do que no Lucro Real.
Será que o Lucro Presumido é o melhor para a minha empresa?
Decidir se o Lucro Presumido é a melhor escolha para os seus negócios demanda pesquisa e compreensão de como estão as finanças da sua empresa.
Além disso, mesmo que se tenham inúmeras burocracias, é possível realizar a troca do regime tributário ao longo dos anos.
Assim, indica-se o enquadramento no Lucro Presumido àquelas empresas que têm faturamento anual de até R$ 78 milhões. Além disso, se o empreendimento está crescendo ou se o lucro é maior que a alíquota de presunção, esse regime continua sendo a melhor opção.
De forma geral, a melhor maneira de descobrir se o Lucro Presumido é o ideal para a sua organização é tendo o auxílio de contadores especializados. Esses profissionais são capacitados para analisar detalhadamente as informações da sua empresa, podendo indicar o que é mais vantajoso.
Aqui, na Catana Assessoria Empresarial, você encontra os melhores contadores do mercado, prontos para ajudar você ao longo dessa jornada. Clique aqui para agendar um bate-papo!