A venda de produtos no mercado internacional demanda ações importantes de uma empresa em um cenário de desafios e oportunidades. O ato de exportar é conhecido por proporcionar novos caminhos, podendo aumentar a produção e, consequentemente, a receita.
Mas para que sua mercadoria seja enviada ao exterior, é fundamental conhecer as modalidades de exportação e definir a que mais se adapta às suas necessidades. Continue acompanhando este conteúdo e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!
O que é exportação direta?
A exportação direta é o ato de realizar uma venda direta para um comprador que está no exterior, sendo o vendedor o responsável por executar os assuntos logísticos e ainda solucionar questões aduaneiras, de câmbio e demais burocracias.
O exportador pode ser uma pessoa ou uma empresa e é ele quem irá realizar a exportação sem intermediários, localizando compradores, negociando a venda e realizando a exportação aos prestadores de serviço.
Exemplos dessa modalidade são empresas brasileiras que compram e/ou fabricam em território nacional, mas vendem fora do país.
Vantagens e desvantagens
A exportação direta conta com vantagens e desvantagens. Ela pode aumentar as margens de lucro, mas, também, ter inúmeros desafios que incluem riscos operacionais. Entenda:
Vantagens:
- O vendedor tem controle total sobre o processo de exportação, indo da produção até a entrega ao cliente final.
- As margens de lucro são mais altas quando comparadas com as de outros métodos de exportação.
- O relacionamento com clientes estrangeiros é direto, sem intermediários.
- Há a possibilidade de os vendedores ajustarem suas estratégias de exportação de maneira mais ágil e adaptável às mudanças.
Desvantagens:
- O vendedor lida diretamente com os desafios de exportação, o que inclui barreiras comerciais e questões legais e culturais.
- Os custos iniciais da operação são mais elevados por conta do investimento em logística e conformidade regulatória,
- Há dificuldades na entrada de novos mercados.
- Pode demandar recursos humanos e financeiros significativos no momento de construir uma infraestrutura de exportação que seja realmente eficaz.
O que é exportação indireta?
A exportação indireta é quando uma empresa que seja especializada em exportação promove uma ponte entre a empresa nacional (que tem o intuito de vender) e a internacional (que quer comprar).
O dono da mercadoria é o responsável por fabricar, comprovar e realizar as vendas no mercado interno. Enquanto isso, o exportador se preocupa com a parte do comércio exterior (comex), lidando com processos de compra e venda e dos assuntos tributários, administrativos, financeiros, aduaneiros e comerciais.
As empresas exportadoras são reconhecidas por Comerciais Exportadoras, sendo verdadeiras especialistas quando se trata do comércio exterior.
Vantagens e desvantagens
Mesmo que realizada de forma intermediária pelos agentes de exportação, a modalidade indireta também conta com suas vantagens e desvantagens.
Vantagens:
- Possui menos riscos financeiros iniciais, reduzindo o investimento da empresa.
- A complexidade referente a documentação aduaneira, transporte e negociações comerciais é menor.
- Facilita expansão acelerada da presença internacional da empresa.
- Há alto conhecimento dos intermediários sobre cultura, regulamentações locais e preferência dos consumidores, podendo facilitar a entrada e a operação no mercado.
Desvantagens:
- As margens de lucro são menores do que em uma exportação direta.
- Há menos controle sobre assuntos importantes no processo de exportação, o que inclui a qualidade do serviço ao cliente e o preço de vendas.
- A empresa se torna vulnerável às ações dos intermediários, podendo ter as suas operações de exportação afetadas.
- Pode haver perda de informações e contato com os clientes pelo fato de os intermediadores serem os responsáveis pelo relacionamento direto com eles.
Afinal, qual é a exportação ideal para a minha empresa?
A escolha entre uma exportação direta ou indireta depende exclusivamente dos objetivos da empresa e de seus recursos disponíveis.
Assim, para aqueles que desejam aumentar a empresa, criar setores de exportações e investir para se tornar uma empresa exportadora, têm na modalidade direta a melhor escolha.
Por outro lado, se a vontade é manter a empresa como está, indo em busca de alternativas que rendem mais lucros e uma flutuação mediante o mercado nacional, a escolha da exportação indireta poderá proporcionar maiores benefícios.
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