Seg - Sex 08h00 - 18h00 (11) 3383-4350(11) 93047-9190 contato@catana.com.br

Saiba como calcular e adquirir benefícios com o PIS e Cofins no Lucro Real

Veja como calcular e se beneficiar com o PIS e o Cofins no Lucro Real

Você já deve ter ouvido falar do Lucro Real, certo? Ele é o mais tradicional regime tributário, sendo comum e muito utilizado pelas empresas.

É um enquadramento mais complexo, demandando que as empresas mantenham um controle correto das movimentações financeiras.

Mas o grande diferencial é o benefício que o Lucro Real pode proporcionar, principalmente quando relacionado ao PIS e Cofins, e é sobre isso que falaremos neste conteúdo. Continue acompanhando!

O que é PIS e Cofins?

O Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) podem ser definidos como tributos federais presentes no dia a dia dos trabalhadores, incidindo sobre o faturamento das organizações.

Eles são contribuições previstas na Constituição Federal, nos artigos 195 e 239, e têm a sua regulamentação por inúmeras leis, decretos e instruções normativas.

De modo geral, o PIS é indicado para financiar programas de seguridade social, como a Previdência Social. Já o Cofins visa ao financiamento de programas relacionados à saúde, educação e muitos outros.

Conheça o Lucro Real

O chamado Lucro Real é um regime tributário no qual os impostos têm seu cálculo realizado por meio do rendimento líquido da empresa.

Outro ponto importante é que este enquadramento pode ser dividido em anual, em que a empresa realiza o cálculo para antecipar os tributos conforme o faturamento do mês, incidindo ainda sobre o Imposto sobre as Rendas da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Tem-se ainda a modalidade trimestral, na qual a apuração do cálculo do IRPJ, do CSLL e do lucro ocorre a cada três meses.

Por último, mas não menos importante, as empresas optantes por esse regime têm por obrigação apresentar registros especiais do seu setor contábil e financeiro diretamente para a Receita Federal.

PIS e Cofins no Lucro Real

A apuração do PIS e Cofins no Lucro Real demanda a aplicação de alíquotas sobre a base de cálculo, que nada mais é do que o lucro líquido em um período predeterminado.

Em sua maioria, as alíquotas para PIS e Cofins são de 1,65% e 7,6%, respectivamente. Porém, elas podem variar, tudo depende da atividade que a empresa realiza e dos benefícios fiscais.

Assim, entende-se que o Lucro Real demanda um maior controle e detalhes sobre a contabilidade da empresa, afinal, os tributos são calculados por meio de resultados efetivos, envolvendo receitas e despesas.

Veja o cálculo do PIS e Cofins no Lucro Real

Como falado, uma empresa optante pelo Lucro Real tem uma alíquota de 1,65% para o PIS e de 7,6% para o Cofins. Desse modo, os cálculos devem ser realizados mediante a contabilização dos ganhos que estão na receita bruta da empresa, aplicados sobre o valor das alíquotas que correspondem ao PIS e Cofins no Lucro Real. 

Com isso, a conta fica da seguinte forma:

PISs = [vendas de produtos tributados x 1,65% (alíquota)] – [Crédito (produtos tributados, aluguel) x 1,65% (alíquota)]

Cofins = [vendas de produtos tributados x 7,6% (alíquota)] – [Crédito (produtos tributados, aluguel) x 7,6% (alíquota)]

Realizar esse cálculo pode ser vantajoso, afinal, possibilita uma utilização de crédito sem se esquecer do auxílio contábil, considerando que alguns regimes demandam cálculos precisos para que erros ou prejuízos sejam evitados.

Entenda como o PIS e Cofins podem ser reduzidos no Lucro Real

Indo direto ao ponto, os tributos pagos ao fisco podem ser reduzidos de inúmeras formas, sendo elas contábeis ou jurídicas. Mas, para isso, é essencial analisar se existem valores pagos indevidamente ou, ainda, se a empresa tem benefícios fiscais de que não faz uso.

Assim, a organização deve sempre ter um auxílio contábil para entender o que é essencial para reduzir o Lucro Real.

Essa redução pode vir pelos meios legais do enquadramento das atividades da empresa e através dos benefícios fiscais, que é quando o PIS e Cofins são analisados, permitindo descontos e créditos do regime não cumulativo.

É válido ressaltar que o planejamento tributário é uma união de meios legais, os quais visam diminuir realmente o pagamento de tributos.

A Catana Assessoria Empresarial entende do assunto e está pronta para revisar e simular periodicamente o impacto que as opções tributárias podem gerar nos seus negócios, optando sempre pela melhor opção.

Conte conosco, clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

Deixe um comentário