Seg - Sex 08h00 - 18h00 (11) 3383-4350(11) 93047-9190 contato@catana.com.br

Vai importar? Saiba como realizar o processo de maneira simplificada

Tudo o que você precisa saber sobre a importação simplificada

Quem deseja trazer produtos de outro país para revender no Brasil já deve ter ouvido falar da importação simplificada, uma modalidade efetiva para aqueles que desejam começar com remessas de baixo valor, pequenas quantidades de mercadorias ou situações em que é necessário acelerar o processo aduaneiro.

Para ajudar você, importador, elaboramos este conteúdo repleto de informações superimportantes sobre o assunto. 

Boa leitura!

Entenda o que é uma importação simplificada

A importação simplificada é permitida para empresas ou pessoas que desejam realizar suas importações com um valor abaixo de 3 mil dólares por processo, incluindo o valor das mercadorias, do frete e do seguro.

Esse procedimento só é realizado mediante frete aéreo, com uma demora média de até 15 dias para chegar ao destino.

Tratando-se de uma operação simplificada, o processo aduaneiro para a entrada de mercadorias no país também é mais simples. Mas isso não isenta a atenção às regras e regulamentações para a realização da importação.

Simplifique os processos da sua importação! 

Está querendo realizar a importação simplificada? O primeiro passo é ter o Registro e Licenciamento de Importação (RLI), um documento que permite o registro da importação e precisa ser obtido em conjunto com o Sistema Integrado do Comércio Exterior (Siscomex) da Receita Federal.

Outros documentos são necessários para a importação simplificada:

  • fatura comercial;
  • conhecimento de embarque;
  • Documento Único de Importação (Duimp);
  • Declaração de Importação (DI) ou Registro de Exportação (RE);
  • comprovante do pagamento dos impostos e das taxas de importação.

Em seguida, tem-se o desembaraço aduaneiro, uma etapa de verificação de mercadorias através da Receita Federal e a liberação para entrada no país. 

Por último, é necessário o pagamento de taxas e impostos antes de retirar a mercadoria em portos ou aeroportos.

Vantagens em investir nesse tipo de importação

A principal vantagem de uma importação simplificada é justamente a sua facilidade de ser realizada, incluindo menos burocracia do que uma importação comercial, por exemplo. Outro ponto importante é que ela não elimina a obrigação de contratar um despachante aduaneiro.

O importador passa a ter menos preocupações, considerando que, junto à importação simplificada, os produtos são comprados fora do país e recebidos no local de destino, tudo por meio da modalidade door-to-door (porta a porta).

Assim, para quem deseja receber os produtos de forma mais rápida, escolher esse tipo de importação é, sem dúvidas, a forma mais eficaz.

Dicas importantes para que a sua importação ocorra de forma simples e efetiva 

A realização efetiva de uma importação simplificada demanda atenção às conformidades e aos procedimentos aduaneiros de cada país.

Confira algumas dicas que separamos para você:

  • Pesquisa e planejamento: compreenda as regulamentações dos países, tendo um planejamento que considere os prazos e custos.
  • Valor das mercadorias: tenha o valor correto das mercadorias, o que deve incluir custos de transportes e demais encargos.
  • Documentação organizada: garanta que todos os documentos (fatura comercial, conhecimento de embarque, certificados de origem) estejam organizados e em dia.
  • Aposte na tecnologia: sempre que possível, faça o uso de sistemas eletrônicos para que os processos de DSI, por exemplo, sejam mais simples.
  • Monitore e acompanhe: é fundamental sempre monitorar o status da importação, estando ciente de qualquer situação ou exigência adicional. Manter-se atualizado sobre o processo faz toda a diferença.

Conheça a Declaração de Importação Simplificada

A Declaração de Importação Simplificada (DSI) é uma variação simples da Declaração de Importação (DI), cujo objetivo é agilizar e facilitar operações importadoras.

A utilização da DSI ocorre, na grande maioria, em países que optam pelos procedimentos simplificados quando se trata do desembaraço aduaneiro. Além disso, pode incluir informações simples da mercadoria, como a sua descrição, quantidade, valor e origem.

Vale ressaltar que alguns detalhes específicos da DSI podem sofrer variações, indo conforme as regulamentações dos países relacionados. Existem casos, inclusive, em que o documento pode ser realizado de forma eletrônica, tornando tudo ainda mais eficiente.

Assim como em processos tradicionais de importação, somente com a Declaração de Importação Simplificada é que se pode emitir a nota fiscal de entrada da importação, além de ter informações para realizar a contabilidade da empresa.

Esperamos que este conteúdo tenha sido enriquecedor. Mas, caso precise de orientação, conte conosco. A Catana visa auxiliar empresas focadas em importação e exportação de forma segura e dentro dos termos legais.

Tenha ao seu lado profissionais prontos para alavancar o seu negócio. Clique aqui e fale conosco!

Deixe um comentário