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Vendas por e-commerce: conheça os fatores que podem prejudicá-las

Vai vender por e-commerce? Evite cometer este erros

A presença online é mais do que uma vantagem competitiva; é uma necessidade para quem quer elevar as vendas e alcançar o sucesso nos negócios.

Mas para vender pela internet por meio do e-commerce, é necessário planejamento, conhecimento e estratégias comerciais eficientes.

Neste conteúdo, será possível entender a importância de vender pelo e-commerce, como ele funciona e como evitar fatores que prejudicam as suas vendas. Tenha uma boa leitura!

Importância de vender pelo e-commerce

O e-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, envolve a realização de compra e venda de produtos e serviços pela internet.

Atualmente, é um modelo de negócio bem abrangente e presente nos mais variados setores do mercado. Só no ano passado, as vendas online alcançaram o faturamento de R$ 254,4 bilhões, uma alta de 0,7% em relação a 2022, segundo dados da consultoria Nielsen.

Com isso, a importância de vender pelo e-commerce se dá pela capacidade em ampliar o alcance das empresas, fornecendo informações essenciais para a tomada de decisões.

Como as vendas pelo e-commerce funcionam?

O e-commerce está cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores, sendo utilizado por empresas dos mais variados setores.

E se você deseja explorá-lo para alavancar suas vendas e seu negócio, é necessário conhecer algumas etapas fundamentais:

  • Planejamento: o primeiro passo é estruturar o e-commerce na sua estratégia de vendas e definir como realizar as vendas. Nesta fase, é fundamental ter um plano de negócios, focado em riscos, metas, investimentos e análise dos resultados.

  • Compreensão do mercado: conhecer o mercado é um passo crucial, pois inclui a compreensão sobre seus concorrentes e as mudanças do mercado. Esse tipo de análise pode auxiliar na hora de identificar e usufruir das oportunidades e mitigar os riscos para alavancar seus resultados.

  • Produtos: além de planejar bem e conhecer o mercado, é crucial que você entregue bons produtos. Para isso, indica-se que as vendas deles sejam bem definidas, com qualidade, aptas a suprirem as necessidades dos grandes públicos ou nichos específicos. Uma etapa simples, mas que pode melhorar ainda mais as suas estratégias de vendas pelo e-commerce.

  • Uso da tecnologia: a tecnologia não para de evoluir, sendo o elemento-chave para as vendas realizadas pela internet. Isso quer dizer que, é preciso ter um bom servidor, um site seguro, uma plataforma moderna, processo de venda intuitiva, tudo em linha com as inovações e tendências digitais. 

  • Bons fornecedores: por último, mas, não menos importante, escolha muito bem os seus fornecedores, pois eles serão os responsáveis por entregar seus produtos para que o estoque esteja sempre cheio e a qualidade possa ser oferecida. Preze entrega no prazo correto e sistemas adaptáveis para a realização das transações de vendas.

5 fatores que podem prejudicar as suas vendas online

Mesmo que o seu e-commerce atue com estratégias e campanhas de publicidade para o aumento das vendas, a sua loja pode não estar alcançando os resultados almejados.

Muitas vezes, encontrar o problema nas vendas não é uma tarefa fácil. Pensando em auxiliar você, separamos cinco fatores que podem passar despercebidos e prejudicar as suas vendas online. 

1. Baixo estoque

Jamais deixe um produto disponível no seu e-commerce se ele está em falta no seu estoque. Erros nos registros de entrada e saída, falta de atenção ao prazo de validade e contagens incorretas de estoque podem impactar as vendas. Evite esse tipo de problema tendo um planejamento, levantamento e controle frequente de todas as mercadorias.

2. Término inesperado de benefícios

A partir do momento que os clientes se acostumam com promoções e ofertas, a pausa destes atrativos pode comprometer a realização de novas compras. É importante saber que o benefício não precisa ser só promoção. Campanhas de cashback e brindes são formas bem aceitas e interessantes para incentivar compras e fidelizações.

3. Fretes com valores altos

Muitas vezes, oferecer frete grátis não é possível, considerando toda a logística para que o produto chegue ao destino final. Mas fretes muito altos também são um problema, fazendo com que os clientes não concluam a compra. Por isso, realize uma pesquisa de mercado entre empresas de logística, definindo a opção mais vantajosa para suprir as necessidades das suas vendas.

4. Falhas técnicas

Links inválidos, dificuldade de contatar a empresa e sites fora do ar são pontos que fazem os seus clientes comprarem na concorrência. Mas você pode evitar esse tipo de problema contando com um suporte técnico de boa qualidade, garantindo soluções eficientes e ágeis para as falhas técnicas que possam surgir.

5. Cobrança proporcional ao valor que oferece

Os seus clientes podem deixar de comprar por incerteza quanto à qualidade dos produtos e serviços e o preço que é cobrado. Sendo assim, deixe claro as características positivas e o valor agregado, como o atendimento de qualidade, os valores sociais e ambientais, as garantias e, principalmente, a rapidez na entrega.

Compreender o e-commerce e os fatores que podem prejudicar suas vendas é a melhor forma de aproveitar a tecnologia a seu favor.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para os seus conhecimentos, mas, se quiser alcançar o sucesso da sua empresa, clique aqui e fale conosco, uma assessoria empresarial e especializada pronta para auxiliar você.

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