O assunto sustentabilidade vem sendo um fator crucial no comércio internacional. Por conta da crescente preocupação com o meio ambiente, os direitos humanos e as governanças corporativas, empresas de todos os setores estão no desafio de adotar práticas mais responsáveis.
Quando se trata das importações, os princípios de ESG (Environmental, Social and Governance – em português, Ambiental, Social e Governança) acabam modificando as cadeias de suprimento e influenciando nas decisões empresariais. E é justamente sobre isso que falaremos ao longo deste conteúdo.
Tenha uma excelente leitura.
Saiba o que é e qual a importância do ESG para o comércio internacional
O ESG representa três pilares fundamentais para a gestão empresarial moderna, onde:
- E – Environmental (Ambiental): é a responsabilidade ambiental das empresas, incluindo práticas de redução de emissões de gases poluentes, de gestão de recursos naturais e de minimização do impacto ecológico.
- S – Social (Social): conta com questões referentes aos cidadãos, como as condições de trabalho, a garantia dos direitos humanos, a diversidade, a segurança do consumidor e as regulações com a comunidade que é afetada pela atividade empresarial.
- G – Governance (Governança): engloba questões da administração corporativa, como ética, transparência, conformidade legal e boas práticas de gestão.
É importante salientar que a implementação do ESG nas empresas de importações é superimportante, impactando diretamente na reputação, no acesso aos mercados estrangeiros e na viabilidade dos negócios.
Por que adotar as práticas ESG nas importações?
As empresas que contam com as práticas ESG nas importações podem obter inúmeras vantagens, uma vez que acabam ganhando credibilidade junto aos consumidores e investidores.
Além disso, a partir do momento que se tem uma redução de desperdícios e otimização dos processos logísticos, por exemplo, pode-se alcançar maior eficiência operacional.
Os clientes estão cada vez mais exigindo transparência e responsabilidade corporativa, fazendo com que as empresas cumpram regulamentações e sigam no caminho da sustentabilidade e boa governança.
Contudo, é importante destacar que, para colher os inúmeros benefícios, é necessário vencer os desafios da implementação das práticas de ESG nas atividades de importações. São eles:
- Custo inicial elevado: adotar práticas sustentáveis pode demandar investimentos mais significativos inicialmente.
- Dificuldade de monitoramento: as empresas precisam ter sistemas eficazes para rastrear toda a cadeia de valor, por exemplo, identificar a origem dos produtos e verificar a conformidade dos fornecedores.
- Resistência dos fornecedores: é importante compreender que nem todos os fornecedores estão dispostos ou são capacitados para seguirem os padrões ESG.
A boa notícia é que esses obstáculos podem ser superados a partir do momento em que as empresas passam a investir em tecnologia e estabelecer parcerias com fornecedores que sejam comprometidos com a sustentabilidade.
Entenda como as regulamentações influenciam em importações sustentáveis
Os governos internacionais implementam legislações rigorosas, visando garantir que as importações cumpram os padrões sustentáveis determinados.
Com isso, para as empresas que importam produtos, estar sempre em conformidade com os meios legais é uma boa estratégia para garantir o acesso mais competitivo às mercadorias.
Em meio às muitas regulamentações, destacam-se como principais:
- Lei da Diligência da União Europeia: exige que as empresas analisem se as suas cadeias de suprimentos estão respeitando os direitos humanos e as normas ambientais.
- Regulações de carbono: inúmeros países estão impondo taxas sobre produtos cuja fabricação demanda altas emissões de carbono.
- Normas de trabalho: a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabeleceu diretrizes para que as condições de trabalho sejam justas e seguras.
Ademais, a incorporação de princípios de ESG nas importações torna-se uma prática necessária e que vem moldando o futuro do comércio internacional.
Aquelas empresas que priorizam a sustentabilidade e a responsabilidade social podem ser vistas como mais bem posicionadas na hora de enfrentar desafios regulatórios, obter vantagens competitivas no mercado e conquistar a confiança dos stakeholders.
Por fim, a adoção dessas práticas vai além de uma obrigação, sendo uma estratégia inteligente para o sucesso empresarial a longo prazo.
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