É comum que as empresas busquem por maneiras de reduzir seus custos, tudo sem comprometer a qualidade dos seus produtos ou serviços.
Uma maneira eficaz de alcançar isso é por meio do planejamento tributário, uma prática que envolve a organização e a gestão das obrigações fiscais, minimizando os tributos pagos, de maneira legal e ética.
Neste conteúdo, iremos explicar melhor sobre as estratégias e os benefícios do planejamento tributário para a redução de custos. Boa leitura!
O que é o planejamento tributário?
Um planejamento tributário é um conjunto de ações e estratégias que visa reduzir a carga tributária de uma empresa de forma lícita.
Isso ocorre por meio de análises minuciosas da legislação fiscal, do enquadramento tributário mais vantajoso e, ainda, do aproveitamento de benefícios fiscais disponíveis.
O planejamento pode ser dividido em três principais categorias:
- Planejamento preventivo: realizando antes de ocorrer uma operação, buscando sempre a estruturação mais vantajosa.
- Planejamento corretivo: implementado para corrigir as práticas fiscais que podem não ser as ideais.
- Planejamento contingente: muito usado na hora de lidar com eventuais mudanças na legislação e também na economia.
Vale salientar que o planejamento tributário também se relaciona de forma direta com o processo de revisão fiscal e da recuperação de créditos tributários, tudo para que as melhores decisões sejam tomadas.
Conheça os benefícios do planejamento tributário
O planejamento tributário auxilia na diminuição do pagamento de impostos, sempre de maneira legal. A estratégia conta com uma análise completa e a simulação de variados cenários, tudo para identificar o que pode ser feito para reduzir os tributos.
Quando eficaz, esse planejamento gera muitos benefícios para as empresas, impactando diretamente na sua saúde financeira e na competitividade. São exemplos:
- Redução de carga tributária: o planejamento pode identificar maneiras de pagar menos impostos sem descumprir os termos previstos em lei.
- Aumento de lucros: com menos recursos direcionados ao pagamento de tributos, as empresas acabam tendo sobra de capital para investir.
- Segurança fiscal: quando bem-feito, o planejamento tributário é capaz de minimizar os riscos de autuações e multas devido a não conformidades com o fisco.
- Melhor previsão do fluxo de caixa: a estratégia permite melhor planejamento dos pagamentos tributários, ocorrendo de forma antecipada e previsível.
Confira as estratégias para reduzir custos com o planejamento tributário
Como falado até aqui, o planejamento tributário é um aliado de suma importância para os negócios.
Para implementá-lo, é fundamental considerar algumas estratégias:
Escolha o regime tributário adequado
A opção correta pelo regime tributário é uma decisão de suma importância para o planejamento fiscal. No Brasil, as empresas podem se enquadrar em três regimes principais:
- Simples Nacional: indicado para micro e pequenas empresas, oferecendo uma carga tributária reduzida e mais simples, com faturamento de até R$ 4,8 milhões anuais.
- Lucro Presumido: ideal para empresas com uma margem de lucro consistente e que faturam até R$ 78 milhões por ano.
- Lucro Real: voltado para empresas de grande porte que possuem muitas despesas com matéria-prima, energia elétrica, aluguéis etc.
Aproveite os incentivos fiscais
Saiba que os governos (municipal, estadual e federal) oferecem incentivos fiscais, tudo para estimular determinados setores ou regiões do país. Esses incentivos podem incluir:
- redução ou isenção de impostos;
- créditos tributários;
- Lei do Bem (promove incentivos fiscais para as empresas que realizam atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação).
Tenha uma gestão de obrigações acessórias
O cumprimento correto das obrigações acessórias é fundamental para evitar multas e penalidades. Com isso, um sistema de gestão bem estruturado, com profissionais qualificados, é capaz de garantir a precisão de tarefas.
Planeje os investimentos
Muitos investimentos podem gerar benefícios fiscais significativos, por exemplo, os incentivos ao setor de infraestrutura, que beneficiam as empresas que investem em áreas de transporte e energia.
Faça uma revisão fiscal e contábil
A realização de auditorias regulares é capaz de identificar pagamentos indevidos de impostos ou o não aproveitamento dos créditos fiscais. Assim, uma revisão pode resultar em recuperações financeiras e otimização dos processos fiscais.
Concluindo, o planejamento tributário é uma ferramenta fundamental para a redução de custos empresariais, sustentabilidade do negócio e competitividade no mercado.
Os seus benefícios proporcionam maior segurança fiscal, mais previsibilidade financeira e um aumento da lucratividade.
Unir essa estratégia com o uso da tecnologia pode fazer com que as empresas reduzam a sua carga de tributos e crie uma base sólida para o seu crescimento sustentável. Clique aqui e saiba como podemos ajudar você nesse processo.