Seg - Sex 08h00 - 18h00 (11) 3383-4350(11) 93047-9190 contato@catana.com.br
Implemente o BPO Financeiro com essas 5 dicas

Você sabia que a sua empresa pode contar com um serviço terceirizado especializado no setor financeiro? Estamos falando do BPO Financeiro.

Essa estratégia visa proporcionar mais agilidade e controle de toda a gestão financeira, por meio de uma equipe especializada e pronta para cuidar dos processos contábeis da sua empresa.

Ao longo deste conteúdo, iremos auxiliar você com dicas importantes para implementar e usufruir de todos os benefícios presentes nos serviços de BPO financeiro. Ótima leitura!

Saiba quais as principais atividades do BPO Financeiro

O BPO Financeiro é uma estratégia de terceirização dos processos contábeis e financeiros de uma organização. Com isso, ele atua realizando as mais variadas atividades, destacando-se:

  • Contas a pagar: gestão de pagamentos e dos fornecedores, controle de vencimentos, faturamento e realização dos pagamentos.

  • Contas a receber: gestão dos recebíveis, emissão de faturas para os clientes, cobranças e acompanhamento dos pagamentos.

  • Gestão do fluxo de caixa: monitoramento e previsão do fluxo de caixa, garantindo que a empresa tenha dinheiro suficiente para realizar as suas operações diárias.

  • Contabilidade em geral: registro de transações financeiras, manutenção de livros contábeis, preparação e demonstração financeiras e emissão de relatórios.

  • Gestão de folha de pagamento: processamento dos salários, administração dos benefícios, cálculo de impostos e conformidade com o fisco.

  • Consultoria financeira: assessoria para estratégias financeiras, otimização dos processos e implementação de boas práticas financeiras.

O BPO Financeiro permite que as empresas tenham mais tempo para lidar com as atividades core do negócio, deixando as questões financeiras com quem entende de normas e regulamentos de maneira eficiente.

5 dicas para implementar o BPO Financeiro na sua empresa

Contar com as estratégias do BPO Financeiro na sua empresa pode ser uma decisão valiosa, indicada para obter melhorias na eficiência operacional e, principalmente, na gestão financeira.

O processo demanda um planejamento bem cuidadoso, pois só assim pode-se conseguir os melhores resultados. A seguir, confira cinco dias para implementá-lo:

1. Mapeie a sua empresa

O primeiro passo para a implementação do BPO Financeiro é justamente detalhar os objetivos junto ao perfil dos negócios. Com essa atividade, torna-se mais fácil analisar as soluções que mais se enquadram nas necessidades da sua organização.

2. Escolha muito bem o escritório de contabilidade

Opte por um escritório que compreenda as particularidades do seu negócio, a fim de encontrar a melhor solução de BPO Financeiro. Além disso, é importante avaliar a tecnologia utilizada e os feedbacks de clientes que já se beneficiaram dos serviços.

3. Planeje

O processo de planejar a terceirização financeira demanda o estabelecimento de metas claras e uma comunicação ativa com todos os envolvidos. É fundamental que a empresa terceirizada tenha acesso às informações e aos recursos necessários, pois só assim poderá dar início às técnicas de BPO Financeiro.

4. Monitore regularmente

De nada adianta implementar e não monitorar. É necessário verificar a eficácia do serviço e o desempenho do que vem sendo feito. Dessa forma, melhorias podem ser solicitadas, tornando o processo cada vez mais adequado à sua empresa.

5. Treine a sua equipe

É de suma importância que os colaboradores saibam os novos processos e sistemas em vigência, sem se esquecer dos benefícios e das metas.

Como pudemos compreender, a implementação do BPO Financeiro demanda um planejamento cuidadoso e disciplinado, tudo para resultar em melhorias e na gestão financeira da empresa mais eficaz.

Será que a sua empresa precisa implementar o BPO Financeiro?

Alguns pontos deixam clara a necessidade de apostar nas soluções fornecidas pelo serviço de BPO Financeiro. O mais comum é a ausência de uma equipe ou de um profissional dedicado especialmente para o setor financeiro.

Outro ponto de atenção fica por conta da dificuldade em manter a eficiência dos processos de gestão financeira, isso porque o responsável pelo setor pode não ter tempo ou dedicação exclusiva para a área.

A partir do momento que uma empresa começa crescer e a gestão financeira não a acompanha, problemas podem surgir, entre eles: erros nos registros e nas movimentações, falta de informação sobre as finanças da empresa, multas e penalidades por atrasar as obrigações com o fisco e descumprimento dos termos legais.

Assim, quando a empresa implementa o BPO Financeiro, ela consegue otimizar seus processos, melhorar resultados e driblar os problemas antes mesmo que eles apareçam.

Esperamos que, com este conteúdo, você tenha compreendido a necessidade de um BPO Financeiro e como implementá-lo na sua empresa de maneira totalmente segura.

A boa notícia é que, com a Catana, você pode automatizar quase todos os seus processos financeiros. Isso porque atuamos diretamente para a redução de custos e planejamentos assertivos, com excelente qualidade profissional.

Entre em contato agora mesmo e fale com nossos especialistas em BPO Financeiro.

Deixe um comentário