O ano já começou e, com ele, inúmeras oportunidades para preparar a sua empresa para enfrentar 2025 com mais segurança e eficiência financeira.
Enquanto muitos deixam o planejamento de lado, aqueles que se antecipam e colocam suas estratégias em prática podem ter resultados significativos. Afinal, quando se tem uma boa organização financeira, fica mais fácil tomar decisões mais estratégicas e assertivas.
Continue acompanhando este conteúdo até o final e inicie o planejamento neste primeiro trimestre, fazendo a diferença no futuro da sua empresa. Vamos nessa!
Por que fazer um planejamento financeiro?
Ao ter um planejamento financeiro, a empresa consegue tempo para analisar o cenário fiscal, prever desafios e aproveitar as oportunidades.
Ele também pode auxiliar na identificação de benefícios e incentivos fiscais, conhecidos por ajudar a reduzir a carga tributária, além de ajudar a prever despesas e manter o fluxo de caixa saudável e em pleno funcionamento.
Outros aspectos importantes ressaltam a necessidade de implementar um planejamento:
- Controle das finanças: o planejamento financeiro permite um acompanhamento de receitas, despesas, lucros e investimentos de forma estruturada. Assim, fica mais fácil evitar desperdícios e identificar problemas antes que eles prejudiquem os negócios.
- Alinhamento das metas: ajuda na hora de alinhar as metas financeiras com os objetivos gerais da organização, incluindo expansão, lançamento de novos produtos, entrada de novos mercados ou aumento de faturamento.
- Prevenção de crises: com o planejamento, pode-se criar um fundo reserva para lidar com os temidos imprevistos, reduzindo consideravelmente o impacto de situações adversas.
- Redução de custos: é possível identificar aonde se tem gastos elevados e desnecessários, promovendo maior eficiência e uso de novos recursos.
- Cumprimento das obrigações legais: quando eficiente, garante que a empresa pague seus fornecedores e funcionários em dia, evitando multas, processos e danos.
- Vantagem competitiva: empresas que organizam suas finanças conseguem se posicionar cada vez melhor no mercado, oferecendo preços mais competitivos e investindo em inovações.
Assim, o planejamento financeiro é a base de uma gestão empresarial bem-sucedida, garantindo a sobrevivência do negócio com crescimento, segurança e competitividade no mercado.
Aspectos que devem ser priorizados no planejamento financeiro
É superimportante compreender que alguns pontos devem ser priorizados no planejamento financeiro de uma empresa, garantindo a eficiência, a saúde financeira e o alinhamento estratégico da organização.
Os principais aspectos que devem ser considerados são:
- Revisão do regime tributário: deve-se avaliar as projeções de faturamento, custos e lucros que podem evitar pagamentos elevados e/ou desnecessários, fazendo o correto enquadramento tributário.
- Fluxo de caixa: deve ser um elemento priorizado, principalmente quando se trata dos períodos de alta ou baixa. Assim, o acompanhamento de entradas e saídas financeiras garante que haja sempre valores suficientes para cobrir as obrigações da empresa.
- Organização de documentos: processo mais do que necessário para manter notas fiscais, balanços e informações financeiras sempre atualizados para a realização de cálculos com precisão.
- Análise de receitas e despesas: atua na identificação das principais fontes de renda, verificando a estabilidade e consistência do negócio.
- Monitoramento de incentivos fiscais: necessário para se manter atualizado com as possíveis mudanças na legislação, identificando novos benefícios e oportunidades fiscais.
- Reserva financeira: é vital criar um fundo de reserva para cobrir imprevistos, como quedas de receita, crises econômicas e atrasos de pagamentos.
- Controle de estoque: pode evitar excessos que prejudiquem o capital e a falta de produtos. Lembre-se de que um estoque deve sempre estar alinhado com a demanda da organização.
- Planejamento tributário: além de pagar os impostos legalmente, é indispensável identificar os regimes tributários mais vantajosos para a empresa.
- Revisão contínua: de nada adianta seguir todas as etapas se não for realizada uma revisão constante do planejamento financeiro. As estratégias devem ser analisadas regularmente, ajustando-se às mudanças e novidades do mercado sempre que necessário.
A partir do momento que esses elementos são priorizados e colocados em prática, a sua empresa passa a ter um financeiro eficaz, responsável por impulsionar o crescimento.
Lembre-se de que a contabilidade é a base para um planejamento eficiente, portanto, conte com especialistas na identificação de oportunidades e correção de falhas que podem impactar de maneira direta nos resultados da sua empresa.
Com uma abordagem personalizada, fica mais fácil ter uma gestão fiscal estratégica, precisa e consoante as mudanças do mercado.
Clique aqui, fale com nossos especialistas e comece um planejamento financeiro na sua empresa ainda no início de 2025.