O planejamento tributário é uma ferramenta fundamental para as empresas de todos os portes. Com 2025 se aproximando, é fundamental começar a pensar em estratégias fiscais para seu negócio.
Preparar-se para o próximo ano de forma adequada pode fazer a diferença no pagamento de impostos, pois é possível aproveitar de benefícios fiscais disponíveis em leis, evitando gastos excessivos e favorecendo a sustentabilidade da empresa
Este conteúdo servirá como um guia, ajudando você a compreender sobre a importância do planejamento tributário e como se preparar para 2025. Boa leitura!
Saiba o que é um planejamento tributário
O planejamento tributário é o processo de organizar e estruturar as atividades econômicas e financeiras de uma empresa, a fim de minimizar a carga tributária, sempre em conformidade com as legislações vigentes.
Essa estratégia envolve uma análise de tributos, assim como benefícios fiscais e incentivos. Quando eficaz, o planejamento gera uma economia importante, sendo capaz de melhorar o fluxo de caixa da empresa.
No Brasil, inúmeros tributos devem ser pagos, como: Imposto sobre a Renda das Pessoa Jurídicas (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS), Imposto sobre Serviços (ISS) e outros que variam conforme o regime tributário escolhido.
Em meio a tantos impostos, ter um planejamento tributário é essencial para evitar pagamentos indevidos, por exemplo.
Por que começar o planejamento ainda em 2024?
Os empresários costumam cometer o erro de pensar muito no planejamento tributário quando o ano fiscal já está em andamento. Alguns, inclusive, deixam essa preocupação para o fim do ano.
Acontece que iniciar o planejamento tributário de 2025 ainda este ano gera diversas vantagens estratégicas, como:
- Identificação de oportunidades de economia fiscal: quando as operações atuais e futuras são analisadas, pode-se identificar oportunidades de otimização da carga tributária, o que inclui a escolha de um regime com mais vantagens.
- Previsibilidade do fluxo de caixa: saber de forma antecipada o valor que será pago em tributos permite melhor gestão do fluxo de caixa, fazendo com que a empresa tenha a verba suficiente para arcar com as obrigações fiscais.
- Evita surpresas com o fisco: os impostos, quando não previstos, podem prejudicar o caixa da empresa, mas um planejamento ajuda a identificar possíveis tributos e, assim, a se preparar para pagá-los com antecedência, evitando multas.
- Melhor relacionamento com fornecedores e clientes: empresas que contam com um planejamento fiscal eficiente são capazes de negociar de maneira mais competitiva com os fornecedores, oferecendo preços mais atrativos aos clientes.
Realize o seu planejamento tributário para 2025
Em 2025, as empresas deverão se preparar para possíveis alterações tributárias, pois mudanças significativas podem surgir com a aprovação da Reforma Tributária, reforçando, ainda mais, a necessidade de começar o planejamento de 2025 ainda neste ano.
Nesse processo, é necessário seguir alguns pontos importantes:
1º Revise o regime tributário
É muito importante avaliar qual o regime tributário mais adequado para a empresa. Assim, considere as projeções de faturamento, os custos, as despesas e as margens de lucro para o próximo ano, considerando que uma escolha errada pode resultar em pagamentos de impostos mais altos.
2º Organize os documentos
Os documentos incluem nota fiscal, livros contábeis, saldos e demais informações que poderão ser úteis para um cálculo correto dos impostos. Aquelas empresas que contam com uma contabilidade bem estruturada, por exemplo, podem ser mais eficientes no planejamento tributário.
3º Monitore os incentivos fiscais
É essencial verificar se a empresa se enquadra em benefícios ou incentivos fiscais específicos, como a redução das alíquotas, isenções e regimes tributários especiais, podendo aplicá-los no próximo ano.
4º Tenha auxílio profissional
O apoio de uma contabilidade é essencial, garantindo que todas as oportunidades sejam aproveitadas e fazendo com que a empresa esteja sempre em conformidade com a lei. Profissionais especializados, como os da Catana, podem auxiliar na identificação de erros, na correção de processos e, ainda, melhorar a gestão fiscal de maneira mais eficiente.
O planejamento tributário é, sem dúvidas, uma poderosa ferramenta para garantir a saúde financeira da sua empresa. Prepare-se para o ano fiscal de 2025 a partir de agora!
Fale com o nosso time de especialistas e melhore ainda mais a forma de lidar com os desafios fiscais, sempre com muita estratégia, preparação e segurança.