Seg - Sex 08h00 - 18h00 (11) 3383-4350(11) 93047-9190 contato@catana.com.br
Conheça o TTS e-commerce de MG

Você tem um e-commerce? Se a resposta for sim, deve saber que o seu negócio precisa, de forma obrigatória, passar pela estratégia de redução de custos, processo fundamental para cuidar da saúde financeira da organização.

No entanto, alguns serviços fiscais para e-commerce, como o Tratamento Tributário Setorial (TTS) e-commerce de Minas Gerais, são cruciais na hora de reduzir, por exemplo, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Ao longo desse conteúdo, vamos entender melhor sobre o assunto, como reduzir essas alíquotas e qual a sua real importância. Vamos nessa!

O que é o TTS e-commerce de MG? 

O TTS e-commerce de Minas Gerais é um regime especial de tributação presente na Lei nº 6.763/1995, que consolida a legislação tributária do estado, assim, constituindo tributos do local, como impostos, taxas e contribuições de melhorias.

 

Em Minas, esses regimes especiais são oferecidos para melhorar a economia local, concedendo benefícios fiscais às empresas dos mais variados setores, com a finalidade de fornecer benefícios fiscais como medida necessária à proteção da economia do estado.

Nos últimos anos, as vendas on-line, popularmente conhecidas como e-commerce, sofreram um aumento significativo por conta da pandemia de COVID-19.

Saiba quais as vantagens presentes no TTS e-commerce

O principal benefício do TTS e-commerce de MG é, sem dúvidas, a redução e até mesmo a isenção  do ICMS que é pago nas operações de vendas pela internet.

Mas para se tornar um beneficiário dessas condições, é preciso realizar vendas por e-commerce. A seguir, entenda essa e outras vantagens presentes no TTS e-commerce:

Redução ou isenção das alíquotas de ICMS nas saídas interestaduais e internas

A redução de ICMS ou a sua isenção, acontece mediante a Lei Complementar nº 194/2022, onde fica estabelecido limites de 18% para as alíquotas de ICMS em compras fora do e-commerce. Desse modo, o foco da Lei, é justamente conter a inflação, conseguindo manter o crescimento econômico em ritmo acelerado.

Dispensa da ST

Empresas que se beneficiam com o TTS e-commerce se encontram dispensadas de recolher o ICMS — Substituição Tributária (ST), sendo pago pelo estabelecimento fabricante, importador ou contribuinte localizado em outra unidade brasileira, assim, promovendo operações de saída para essas mercadorias em estoque.

Alívio para o fluxo de caixa

Junto com o TTS, a empresa não recolhe mais ICMS por débito e crédito, mas por um sistema especial. Isso quer dizer que, usualmente, a empresa pagaria ICMS de 4% a 18% na aquisição do produto e de 4% a 12% na venda.

A partir do TTS e-commerce, o sistema que detém o benefício se torna isento do pagamento de ICMS ST em aquisições, ou seja, os fornecedores não devem destacar ICMS ST em suas notas fiscais quando se tratar de vendas via e-commerce.

Porém, é importante ressaltar que, outras modalidades além do e-commerce, não estão isentas desse tributo, tornando necessário o cálculo e recolhimento do ICMS ST nas vendas.

Para quem o TTS MG é destinado?

Mesmo sendo, em sua maioria, focado nas indústrias, o TTS MG beneficia mais de 50 setores com medidas necessárias para a proteção da economia do estado. 

Alguns dos ramos beneficiados pelo TTS MG são:

  • e-commerce;
  • confecções;
  • medicamentos;
  • eletrodomésticos e eletroportáteis;
  • eletrônicos;
  • reagentes e vacinas de uso humano;
  • setor automotivo, sistemas e ferramentaria;
  • distribuidores hospitalares;
  • fornecedores de insumos das indústrias de calçados, móveis, colchões e confecções;
  • corredor de importação;
  • corredor de importação de veículos e autopeças;
  • corredor de distribuição de indústria;
  • corredor de importação trading company.

Ademais, outros estados também contam com regimes especiais de tributação, fazendo o uso de outras nomenclaturas na hora de diferenciá-los. Porém, o objetivo de todos é a redução do ICMS.

Entre os mais conhecidos, destacam-se o TTS MG, o Programa de Competitividade Sistêmica do Estado do Espírito Santo (COMPETE ES) e o Tratamento Tributário Diferenciado (TTD) em Santa Catarina.

Podemos concluir que o TTS e-commerce MG apresenta inúmeras vantagens para as empresas, sendo necessária a realização de análises econômicas relevantes, a fim de identificar os tipos de regimes que são aplicados, podendo reduzi-los de acordo com os benefícios e as necessidades de cumprimento da organização.

É superimportante analisar de forma clara se essa redução de ICMS será realmente vantajosa. Para isso, você pode contar com um de nossos especialistas.

Clique aqui e fale conosco. Aproveite para não perder mais nenhum conteúdo como esse, acompanhando nosso blog!

Deixe um comentário