Seg - Sex 08h00 - 18h00 (11) 3383-4350(11) 93047-9190 contato@catana.com.br

Elisão fiscal: entenda como pagar menos impostos

Tudo o que você precisa saber sobre a elisão fiscal

Em algum momento você já ouviu falar sobre elisão fiscal? A expressão pode parecer confusa, mas sua definição é simples. Trata-se de uma estratégia fundamental para que a carga tributária de uma empresa seja reduzida dentro do que determina a lei.

Em outras palavras, a elisão fiscal é o ato de diminuir tributos a serem pagos através dos meios legais, sem sonegar impostos. É muito indicada para quem deseja tornar o negócio mais lucrativo, eficiente e competitivo. Quer saber como usar essa estratégia? Continue a leitura do artigo!

Saiba o que é a elisão fiscal

A elisão fiscal é considerada uma manobra que objetiva reduzir cargas tributárias das empresas baseando-se em omissões do fator gerador dos impostos. O que isso quer dizer? Por meio de um planejamento, são definidas maneiras legais de realizá-la, sem que o pagamento dos tributos seja fraudado.

Para isso, é preciso ter cuidado. Por isso, atente-se aos seguintes dados, a fim de evitar erros que podem ser considerados como sonegação de impostos:

  • faturamento mensal;
  • despesas;
  • custos;
  • lucro;
  • pró-labore.

Existem dois tipos de prática de elisão fiscal aprovados por lei: os originários da própria lei, nos quais as ações já estão previstas na norma, e os originários das lacunas encontradas na própria legislação, que estão ligados a questões de interpretação e podem ser considerados variáveis durante as decisões e opções disponíveis.

Conheça as vantagens da elisão fiscal

O principal benefício da elisão fiscal é justamente reduzir o peso que os tributos possuem sobre as despesas variáveis da empresa, a fim de aumentar os lucros líquidos do negócio. Além disso, ela:

  • reduz a carga tributária.
  • evita crimes e autuações fiscais.
  • proporciona um orçamento anual eficaz.
  • aumenta a margem de lucro da empresa.
  • gera economia às operações.
  • encontra formas para otimizar os incentivos concedidos pela lei de acordo com o mercado atual.
  • permite fazer simulações tributárias para observar as melhores medidas a serem tomadas.
  • melhora a gestão do fluxo de caixa.
  • promove uma otimização operacional mais fluida.

Diferença entre elisão, elusão e evasão fiscal

Como pudemos conferir, a elisão fiscal compreende procedimentos realizados a fim de reduzir ou eliminar as obrigações tributárias, tudo de maneira lícita e legal. 

Existe, ainda, a evasão fiscal, considerada uma prática ilícita para o não pagamento de tributos através de condutas proibidas pela legislação. Já a elusão fiscal nada mais é do que a simulação de um negócio jurídico com a intenção de driblar o pagamento de impostos.

Todos têm o mesmo objetivo, que é reduzir ou eliminar impostos. A diferença está presente na maneira em que o procedimento é realizado, se segue ou não o previsto na legislação brasileira.

De forma simples, a elisão adota práticas permitidas e proporciona boas oportunidades para a redução dos impostos. Por outro lado, a evasão e a elusão podem ser consideradas crimes sujeitas a punições. Em outras palavras, estas duas jamais devem fazer parte do seu planejamento tributário!

Dicas para realizar a elisão fiscal

A elisão fiscal está relacionada com as práticas expressas em lei, para que o cálculo de impostos, taxas e tributos a serem pagos possa ser diminuído e nenhuma infração seja cometida. É a busca por maneiras de reduzir cargas tributárias das operações de uma empresa, visando à manutenção dos seus negócios.

É válido apostar em algumas dicas para realizar a elisão de forma eficiente:

  • Escolha um regime tributário que seja ideal para a sua empresa e que certamente vai atender às suas necessidades.
  • Realize o pagamento dos impostos em dia. É importante evitar multas e juros para manter um bom planejamento fiscal e não mexer nas economias da empresa.
  • Aposte na tecnologia para realizar os planejamentos tributários, assim, é possível registrar, organizar e controlar todas as informações e movimentações financeiras com um clique e de forma segura. 
  • É importante contar com um profissional de contabilidade para auxiliar nesse processo, a fim de garantir que a empresa tenha todos os benefícios propostos pela elisão fiscal da forma mais adequada possível.

Buscar uma viabilidade econômica para a sua empresa é pensar longe e entender que diminuir gastos com impostos pode ajudar a crescer no mercado de trabalho. Conte com a nossa equipe para realizar um planejamento eficaz e de forma assertiva!

Deixe um comentário