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O faturamento caiu? Saiba como aumentá-lo com as vendas nas redes sociais

Aprenda a vender pela internet e aumentar seu faturamento

Nos dias atuais, qualquer pessoa que tenha uma loja ou empresa tem medo de ver o faturamento cair. Por isso, a aposta nas redes sociais para dar visibilidade à marca e impulsionar as vendas pode ser uma boa saída. Essas ferramentas contam com funcionalidades completas para aqueles que desejam se destacar no mercado.

Temos, a todo o momento, novas plataformas surgindo, e as antigas recebendo atualizações de forma constante, tudo para atrair mais usuários e facilitar a vida de quem as usa como recursos de vendas.

Se você quer aumentar seu faturamento com a ajuda das redes sociais, acompanhe este artigo até o fim. Boa leitura!

Motivos que podem interferir na queda de faturamento

O faturamento de uma empresa precisa ser equilibrado. É comum, em algumas épocas do ano, o resultado apresentar uma pequena queda, mas, de maneira geral, é preciso ter uma média.

Se acontecer de o seu faturamento cair de forma repentina, busque as razões disso. Os motivos podem ser:

  • fatores internos (campanhas de marketing mal elaboradas ou diminuição da qualidade dos produtos);
  • fatores externos (períodos sazonais de vendas ou crise econômica enfrentada pelo país);
  • insatisfação dos funcionários pelos erros de produção;
  • falta de capital de giro;
  • clientes que não honram os pagamentos, aumentando a inadimplência;
  • processos e rotinas falhos.

O que são vendas online?

Vendas online, também conhecidas como e-commerce, são transações comerciais realizadas através da internet, sem nenhum contato presencial entre consumidor e vendedor.

Dentro dessa modalidade, o cliente acessa a loja online, seleciona os itens de interesse, realiza o pagamento e recebe os produtos no endereço indicado ou retira na loja física.

As vendas online podem ser consideradas um modelo de negócio diferente das tradicionais lojas de atacado e varejo. Então, quem decide realizá-las deve saber que existem desafios e oportunidades únicas que farão parte do dia a dia do negócio.

Seis passos para vender através das redes sociais

Vender nas redes sociais é uma alternativa para estabelecer um relacionamento com os clientes e oferecer melhor experiência. Trata-se de uma maneira simples de conseguir manter ou, ainda, aumentar seu faturamento, uma vez que novos clientes surgem com mais facilidade. 

A seguir, confira seis passos para que você comece a vender através das redes sociais.

1. Escolha as redes sociais mais relevantes

É fundamental identificar as redes sociais onde estão os seus clientes e prospects. Você pode se basear nas personas a fim de ter a representação do chamado cliente ideal. Essa etapa pode parecer óbvia, mas muitas empresas acabam errando por quererem estar presentes em todos os lugares ou apenas naquela rede que lhes parece mais confortável.

2. Alinhe as equipes de marketing e de vendas

As equipes de marketing e de vendas devem estar alinhadas. Assim, você terá profissionais com técnicas para criação de conteúdos relevantes e qualificação de leads e uma equipe com vendedores antenados e por dentro das tendências do momento, prontos para realizar a jornada de compras através das redes sociais.

3. Verifique as conversas a respeito da sua marca

Busque sempre saber o que os internautas estão comentando sobre sua marca e seus produtos. Com base nisso, identifique melhorias. Essa observação também auxilia na hora de reconhecer os melhores leads e atingir os consumidores que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço. 

Quanto mais informações você absorver, mais fácil será guiar o cliente durante a tomada de decisão e o fechamento da compra.

4. Utilize recursos de vendas das redes sociais

As redes sociais já oferecem os próprios recursos de vendas. Por exemplo, no Facebook, você pode adicionar uma loja, permitindo a realização de compras pela página ou pelo chat. No Instagram, há o shopping, focado nas vendas pelo aplicativo através de um catálogo de produtos.

Estes recursos são canais que direcionam as vendas ou fazem com que o cliente tenha vontade de comprar através daquela rede. Além disso, eles ajudam a marca a se relacionar de maneira mais próxima com seu público.

5. Use informações e métricas

Quanto à análise dos dados obtidos nas redes sociais, é possível identificar os conteúdos que mais chamaram a atenção do seu público, quem está mais engajado com a sua marca e, ainda, a forma com que os consumidores estão reagindo às suas divulgações.

Todo e qualquer dado obtido é importante para que a equipe de vendas consiga definir pontos de melhorias e prospectar mais leads.

6. Compartilhe conteúdos com alto poder de conversão

Você precisa chamar a atenção do seu público com conteúdos rápidos, autoexplicativos e com alto poder de conversão. Aposte em anúncios com vídeos, tutoriais ou stories. Tudo para que seja possível apresentar seus produtos e aumentar as conversões. É preciso se atentar às tendências das redes sociais e adequar seus conteúdos a elas.

Pudemos perceber que manter um bom relacionamento com os clientes faz toda a diferença na hora de evitar quedas no faturamento. Sendo assim, nada melhor do que investir nas redes sociais e em uma comunicação assertiva.

Com tantas dicas, ficou fácil vender através das redes sociais, não é mesmo? Mas se precisar de ajuda para manter a sua contabilidade em dia, entre em contato conosco hoje mesmo. Queremos entender melhor as suas necessidades!

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