Seg - Sex 08h00 - 18h00 (11) 3383-4350(11) 93047-9190 contato@catana.com.br

Planejamento tributário: saiba como ele pode maximizar os lucros da sua organização

Aumente seus lucros com auxílio do planejamento tributário

É comum nos depararmos com negócios que enfrentam prejuízos financeiros por não terem um planejamento tributário de qualidade. Essa estratégia é fundamental para que os impostos estejam sempre em dia, e as empresas fiquem longe de multas.

No entanto, é preciso se atentar a todos os custos fiscais e as obrigações do seu negócio. Só assim será possível evitar problemas, com a garantia de que nenhum valor será perdido.

Vamos entender melhor esse assunto? Continue a leitura!

Conheça o planejamento tributário

O planejamento tributário é um conjunto de ações, estudos e estratégias cujo objetivo é reduzir as cargas tributárias das empresas, sempre de maneira legal.

Ele deve ser realizado por contadores especializados, capazes de avaliar todas as características dos negócios e, assim, orientar sobre a decisão de eliminar algum tributo ou imposto.

Essa etapa pode contar com o uso de incentivos e créditos fiscais disponíveis, junto com a adoção de ideias contábeis que permitam a redução da carga tributária.

É válido ressaltar que o planejamento tributário deve respeitar as leis de maneira integral, buscando as melhores tributações, afinal, trata-se de uma atividade lícita e legal.

Saiba quais as vantagens em apostar no planejamento tributário

Um bom planejamento é capaz de proporcionar inúmeras vantagens para as empresas, por permitir mais economia e menos impostos.

Ou seja, a empresa passa a ter mais recursos disponíveis para investimentos, evitando sanções fiscais que prejudicam a imagem da organização e, consequentemente, afetam todo o futuro do negócio.

Mas não para por aí! Confira outros benefícios:

Evita problemas fiscais

Empresa com tributos planejados não deixa de apurar e pagar os impostos dentro do prazo. Assim, não se tem multas ou juros, contando ainda com a segurança da Certidão Negativa de Débitos (CND), estabelecida pelos órgãos públicos.

Promove mais recursos para investimentos

É possível direcionar todo o lucro adicional para as reservas e, assim, proporcionar melhorias em serviços prestados, produtos, procedimentos e expansão da própria empresa.

Auxilia na gestão financeira qualificada

O planejamento tributário auxilia no controle das contas, fazendo com que ferramentas de fluxo de caixa, por exemplo, sejam cada vez mais exatas. Ou seja, as finanças serão avaliadas de maneira mais confiável, e as decisões serão tomadas com base nas necessidades.

Reduz burocracias e obrigações

Os empreendimentos podem mudar de regime tributário, basta que a alteração ocorra no mês de janeiro do ano vigente, e a empresa não esteja impossibilitada de realizar a troca. Além disso, a apuração dos impostos pode se tornar mais simples, realizada apenas uma vez por mês, por meio de cálculos unificados.

É hora de otimizar o planejamento tributário e maximizar seus lucros!

Maximizar os lucros é um dos objetivos de todos os empresários. A boa notícia é que, com a otimização do planejamento tributário, isso é possível, basta que algumas dicas sejam seguidas com atenção.

1 – Tenha a documentação sempre em ordem

É necessário manter as documentações sempre organizadas e atualizadas, principalmente aquelas relacionadas com as atividades da organização, o que inclui notas fiscais, contratos, recibos e outros documentos.

Lembre que manter a documentação organizada promove transparência em todas as ações empresariais, facilitando a gestão e, principalmente, as obrigações fiscais.

2 – Selecione um regime tributário adequado

São muitos os regimes tributários em vigor para as empresas brasileiras, todos eles com regras e alíquotas específicas. Assim, é importante selecionar o que mais se adapta à sua realidade, sem deixar de considerar faturamento, atividades econômicas e estruturas societárias.

3 – Faça bom uso de incentivos e créditos fiscais

Alguns incentivos e créditos fiscais são oferecidos pelo governo, tudo para que as empresas sejam beneficiadas dentro dos requisitos estabelecidos. 

Portanto, analise se o seu negócio se enquadra em algum desses incentivos para aproveitar os benefícios e diminuir a carga tributária.

4 – Aposte em práticas contábeis adequadas

As práticas contábeis corretas são capazes de atuar na redução de carga tributária. São exemplos: a classificação de despesas e receitas, o uso de deduções presentes na legislação e o registro de todas as operações.

Com tanta informação, fica fácil entender que o planejamento tributário é uma potente ferramenta para empresas que desejam maximizar seus lucros.

Dessa forma, as obrigações podem ser analisadas, tudo para encontrar alternativas legais de reduzir os impostos.

Apostar em um planejamento tributário faz com que a empresa economize dinheiro, aumente lucros e evite problemas fiscais prejudiciais para a organização. 

Caso necessite de ajuda ou queira realizar um planejamento tributário eficaz, fale com nossa equipe especializada. Nossos contadores estão prontos para auxiliar você!

Deixe um comentário