Seg - Sex 08h00 - 18h00 (11) 3383-4350(11) 93047-9190 contato@catana.com.br

Incoterms e seu papel na gestão de custos das importações

Tudo o que você precisa saber sobre Incoterm

Se você atua no mercado de importação e exportação de mercadorias, certamente já ouviu falar ou está familiarizado com o termo Incoterm, não é mesmo?

Durante uma negociação de exportação, os International Commercial Terms (Incoterms) se fazem presentes como uma base das tomadas de decisão, definindo e delimitando todas as obrigações, os custos e os riscos de um processo de envio internacional.

Ao longo deste conteúdo, vamos compreender mais sobre o assunto, descobrir os Incoterms de 2023 e muito mais. Tudo para que você negocie de maneira bem-sucedida e longe de problemas. Boa leitura!

Saiba o que são Incoterms

Em tradução livre, significam Termos Internacionais de Comércio. Mais conhecidos como Incoterms, são definidos como uma estrutura de  contrato de compra e venda internacional, junto aos direitos e as obrigações mútuas do exportador e do importador. 

Desse modo, padrões são estabelecidos para a determinação de regras, por exemplo, onde a entrega deve ser feita, quem pagará o frete e, ainda, quem é o responsável pela contratação do seguro.

Os Incoterms foram desenvolvidos pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) a fim de proporcionar clareza nas negociações, estabelecendo diretrizes de distribuição e responsabilidade de transporte, seguro e trâmites aduaneiros.

Entenda a importância dos Incoterms para o comércio exterior

No mundo do comércio exterior, existem inúmeras diferenças culturais, legais e logísticas entre os países, as quais podem gerar enormes desafios para as negociações comerciais.

Por esse motivo, os Incoterms são fundamentais para resolver problemas e estabelecer regras e termos reconhecidos de forma internacional.

A partir do momento que se usa o Incoterm de maneira correta, todos os envolvidos nos processos conseguem evitar erros e, consequentemente, garantir que a distribuição das obrigações e dos riscos fique clara. Só assim os negócios internacionais podem ser realizados de maneira facilitada.

Afinal, para que servem?

De maneira geral, os Incoterms determinam os direitos e os deveres de cada envolvido no comércio internacional, incluindo importador e exportador.

Assim, servem para:

  • informar o exportador sobre o local de entrega da mercadoria;
  • informar o responsável que realizará o pagamento sobre os fretes internacionais;
  • informal o responsável que pagará as taxas de importação e exportação;
  • determinar quem será o responsável em contratar um seguro para as mercadorias;
  • esclarecer todos os riscos a que importador e exportador estão sujeitos.

Quais os Incoterms de 2023?

Os Incoterms são responsáveis por garantir segurança aos processos de transporte e entrega de mercadorias. Tudo pelo fato de indicarem os direitos e os deveres de cada envolvido no comércio importador e exportador.

A seguir, confira os principais Incoterms para o ano de 2023.

Delivered Duty Paid (DDP)

É muito utilizado por vendedores que assumem todas as suas responsabilidades, além dos riscos ligados com o transporte de mercadorias que percorrem até o local de destino que foi acordado.

O DDP inclui todos os pagamentos de direitos aduaneiros e impostos, assim como as responsabilidades por danos ou perdas no percurso.

Carriage and Insurance Paid To (CIP)

É conhecido por estabelecer que o vendedor tem o compromisso com o deslocamento das mercadorias até que cheguem no seu destino, sendo responsável ainda pelo seguro do transporte. Porém, ele não tem obrigações relacionadas aos trâmites aduaneiros no país de importação.

Free Carrier (FCA)

O vendedor é responsável pela entrega até o transportador indicado pelo comprador no local de origem. Com isso, o comprador passa a assumir a responsabilidade do transporte e de todos os riscos associados.

Delivered at Place (DAP)

Estabelece que o vendedor é responsável pela entrega em local determinado no país de destino, mas não se responsabiliza por desembaraço aduaneiro ou custos relacionados.

Carriage Paid To (CPT)

Esse Incoterm determina que o vendedor é o responsável pelo transporte da mercadoria até que chegue ao local indicado. Nesse caso, ele não se responsabiliza por gastos aduaneiros e custos associados.

Escolha o Incoterm adequado

No momento de selecionar um Incoterm, é preciso considerar alguns fatores, como o tipo da mercadoria, a forma com que o transporte será realizado, o destino e as experiências de todos os envolvidos.

Assim, recomenda-se o auxílio de especialistas em comércio exterior, garantindo a escolha certa e evitando os possíveis problemas.

Aqui na Catana Assessoria Empresarial, nós proporcionamos todo o auxílio necessário em relação às melhores opções do mercado. Além disso, estamos sempre atualizados sobre as tendências de importação e exportação.

Clique aqui, fale com nossos especialistas e tenha um negócio de sucesso com uma contabilidade focada em importação e exportação!

Deixe um comentário