Muitas famílias que querem preservar seu patrimônio, garantindo uma sucessão tranquila, buscam por estratégias que permitam uma redução de impostos de maneira legal e eficiente.
Nesse contexto, a holding familiar vem se destacando como uma ferramenta eficaz para otimizar a gestão dos bens e, assim, obter benefícios fiscais dentro dos meios legais.
Com a leitura deste conteúdo, será possível entender o que é uma holding familiar, seu funcionamento e como ela pode reduzir os impostos de maneira lícita. Vamos lá!
Saiba o que é uma holding familiar
A holding familiar é uma empresa criada com o objetivo de administrar o patrimônio de uma família, centralizando a gestão dos bens (como os imóveis, participações societárias e investimentos financeiros) em uma pessoa jurídica.
Diferentemente de empresas tradicionais, a holding não tem, necessariamente, atividades operacionais ou comerciais, focando a administração dos bens de família.
A holding familiar conta com algumas finalidades, sendo:
- Proteção patrimonial: o patrimônio é protegido em nome de uma pessoa jurídica, consequentemente, reduzindo o risco de questões judiciais pessoais dos membros da família.
- Planejamento sucessório: facilita os processos de sucessão, afinal, a transferência de bens é planejada de forma organizada e antecipada.
- Redução de impostos: dependendo da forma como a holding familiar foi constituída e é gerida, ela pode proporcionar economias tributárias significativas.
Como uma holding familiar funciona?
De forma prática, os membros da família transferem seus bens para a holding familiar e se tornam acionistas ou cotistas dessa empresa. Desse modo, o patrimônio, antes no nome dos indivíduos, passa a ser da holding.
O processo envolve uma transferência de bens realizada de maneira planejada, podendo incluir cláusulas que protejam o patrimônio, por exemplo, reserva de usufruto, garantindo que o proprietário continuará tendo direito de uso e de administração dos bens enquanto viver.
Ademais, é possível estruturar essa holding de forma legal, deixando pronta a maneira com que ocorrerão as sucessões de bens entre os herdeiros, a fim de evitar conflitos futuros e custos com inventários tradicionais.
Entenda como uma holding familiar pode reduzir impostos legalmente
Quando se trata de legalidade, a estruturação de uma holding familiar deve ser realizada com cuidado para que a conformidade com a legislação seja garantida.
Assim, deve-se definir os objetivos e escolher o tipo adequado de societário, sempre por meio de acordo detalhado entre os sócios para o momento de distribuição de lucros e liderança.
A redução da carga tributária é vista como um dos principais motivos que levam as famílias a optarem pela holding, destacando economias com:
- Imposto de renda sobre o ganho de capital: um imóvel vendido por pessoa física tem incidência de imposto e uma alíquota que pode chegar a 15%, mas, quando a venda ocorre por meio da holding, pode-se optar pelo regime de Lucro Presumido, tendo uma base de cálculo menor, gerando uma diminuição da carga tributária.
- ITBI e ITCMD: transferir os bens para a holding pode isentar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), dependendo da legislação municipal. Também o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) pode ser reduzido ou isento quando se tem um planejamento sucessório antecipado.
- Distribuição de lucros: a distribuição de lucros entre sócios é isenta do Imposto de Renda, uma vantagem que não acontece em outras formas de rendimento, como no caso de salários e aluguéis.
Além disso, a holding centraliza os ativos, permitindo a dedução de despesas operacionais e a redução da base de cálculo dos impostos sobre a renda das pessoas jurídicas.
Mas lembre-se: para garantir eficiência e legalidade, é de suma importância contar com uma assessoria especializada em planejamento tributário e societário.
Conte com a equipe de profissionais da Catana e faça a melhor escolha para ter um planejamento tranquilo, realizado com excelência e dentro dos termos legais clicando aqui.
Aproveite e acesse o nosso blog para mais assuntos importantes como este!