Seg - Sex 08h00 - 18h00 (11) 3383-4350(11) 99483-9808 contato@catana.com.br

Saiba quais as tendências e os desafios da importação para este ano de 2025

Tendências da importação para este ano que você precisa conhecer

A importação tem um papel crucial na economia global, conectando mercado e permitindo que países acessem produtos, recursos e tecnologias essenciais.

Para este ano de 2025, o cenário do comércio exterior (Comex) carrega oportunidades e desafios que irão demandar algumas estratégias dos importadores, a fim de que consigam evoluir e impulsionar as demandas do setor.

Ao longo deste conteúdo, iremos entender quais as tendências e os desafios para a importação neste ano. Tenha uma excelente leitura!

Conheça as tendências para a importação neste ano

Em meio às muitas tendências para 2025, destacam-se as demandas crescentes por produtos sustentáveis, dispositivos de automação e itens relacionados com a saúde e bem-estar. 

Pode haver regulamentações internacionais mais rígidas, exigindo mais compliance por parte das empresas. Além disso:

Integração com a Inteligência Artificial (IA)

A IA vem sendo muito utilizada na hora de prever tendências de consumo, otimizar rotas logísticas e identificar riscos nas cadeias de suprimentos. Para este ano, espera-se que essa tecnologia amplie e também reduza custos mediante os processos de importação.

Priorização da sustentabilidade

A busca por maior responsabilidade ambiental faz com que a importação de produtos sustentáveis ou com baixo impacto esteja em alta. Ou seja, produtos com certificações ecológicas e cadeias e suprimentos éticos tendem a ser um diferencial competitivo no mercado internacional.

Digitalização e automação do comércio internacional

Por conta das tecnologias digitais que seguem transformando o setor de importação, plataformas com base em blockchain estão sendo ampliadas e utilizadas na hora de aumentar a segurança nas cadeias de suprimentos. 

Outro ponto é que os sistemas automatizados de desembaraço aduaneiro podem diminuir tempo e custos relacionados com o transporte das mercadorias entre fronteiras.

Aumento do e-commerce internacional

Devido ao crescimento do e-commerce, a demanda por importações de bens de consumo tende a crescer, o que faz com que pequenos e médios importadores se beneficiem das plataformas digitais, facilita o acesso aos fornecedores globais e simplifica os processos logísticos.

Desafios que podem surgir na importação ainda em 2025

Assim como os pontos positivos, a importação carrega desafios, os quais demandam preparo para enfrentar as mudanças e parceiros especializados, a fim de alcançar o sucesso neste ano de 2025. A seguir, veja quais são esses desafios:

Mudanças tarifárias

Devido ao fim das isenções em compras internacionais abaixo de 50 dólares em território nacional, os novos impostos podem afetar os custos operacionais e também o poder de compra dos consumidores.

Aumento da digitalização

Os gargalos logísticos e o aumento da digitalização no comércio exterior demandam soluções mais tecnológicas, sempre com o foco em otimizar processos e atender às exigências dos consumidores.

Falta de infraestrutura

A infraestrutura física ainda representa um gargalo considerável, principalmente quando se fala de portos congestionados, sistemas de transporte ineficientes e falta de uma armazenagem adequada. Estes pontos afetam negativamente a agilidade dos processos de importação.

Flutuação cambial

A instabilidade presente na economia pode gerar variações significativas nas taxas de câmbio, impactando diretamente no custo de importação e demandando estratégias de gestão de riscos mais complexas.

Gestão de dados mais complexas

O crescente volume de dados que é gerado pelas operações internacionais necessitam de um sistema eficiente para armazenar, analisar e proteger as informações. Ou seja, aquelas empresas que não apostarem em soluções adequadas podem enfrentar dificuldade de se manterem no mercado.

Assim, entende-se que o cenário da importação para 2025 conta com desafios e oportunidades significativas. 

Por um lado, as tendências ficam por meio da tecnologia e da sustentabilidade, impulsionando a eficiência e a competitividade das importadoras. Por outro, as regulações mais rigorosas e as flutuações cambiais demandam estratégias bem planejadas.

Na hora de cuidar das importações, conte com quem entende do assunto. Aqui, na Catana, oferecemos suporte completo para você compreender esses cenários, ajudando a sua empresa a se destacar em um mercado tão competitivo como este.

Clique aqui, fale com a nossa equipe e vamos juntos construir um planejamento de importação que realmente funciona e estará pronto para driblar os desafios!

Deixe um comentário