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Tudo o que você precisa saber sobre o ponto de equilíbrio de uma empresa

O gerenciamento de uma empresa demanda um profundo conhecimento sobre as finanças; com isso, é essencial saber o ponto de equilíbrio para garantir a saúde e a sustentabilidade de qualquer negócio.

Você já ouviu falar nesse termo? Saiba que o ponto de equilíbrio se refere ao momento em que a receita total da empresa é suficiente para cobrir todos os custos fixos e variáveis, sem gerar lucros ou prejuízos.

De forma simples, é quando o faturamento é igual ao total de despesas, marcando um momento em que a empresa não ganha, mas também não perde.

Ao longo deste artigo, será possível entender melhor sobre o assunto. Tenha uma boa leitura!

Importância do ponto de equilíbrio

Saber o ponto de equilíbrio da sua empresa é crucial, pois através dele é possível estabelecer o valor mínimo de faturamento necessário para conseguir manter as operações.

O ponto de equilíbrio perfeito permite tomadas de decisão mais assertivas, podendo servir para ajustar preços, reduzir custos e aumentar a produção.

Assim, uma empresa com altos custos fixos, como as indústrias, deve atingir um volume maior de vendas para conseguir cobrir os custos e chegar ao ponto de equilíbrio. Por outro lado, empresas de serviços, na maioria das vezes com custos variáveis mais baixos, conseguem atingir esses pontos com um número menor de vendas.

Sendo benéfico para empresas dos mais variados setores, o ponto de equilíbrio varia consideravelmente, tornando importante compreendê-lo para o sucesso ou fracasso do negócio.

Saiba como calcular o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é utilizado para medir o valor que as receitas e despesas fixas se igualam, reduzindo os riscos de prejuízos para o negócio.

Com essa estratégia, o empreendedor poderá saber a quantidade de vendas necessárias, traçando metas que o ajudarão a alcançar a potencialização das vendas.

Tratando-se dos cálculos, a fórmula é definida da seguinte maneira:

Ponto de equilíbrio = custos e despesas fixas/margem de contribuição (receita custos e despesas variáveis)

Entenda na prática: imagine uma empresa que vende produtos a R$ 20 e que os custos com despesas variáveis são de R$ 10 por unidade, tendo um custo de despesas fixas de R$ 3 mil/mês. Nesse caso, a margem de contribuição será de R$ 10 (R$ 20 de receita R$ 10 das despesas).

Ponto de equilíbrio = 3.000/10 = 300

Ou seja, a empresa precisará vender 300 unidades do produto para atingir seu ponto de equilíbrio e não ter prejuízo. Simples, não é mesmo?

Conheça os tipos de ponto de equilíbrio e como otimizá-los na sua empresa

O ponto de equilíbrio conta com algumas variações, as quais se adequam ao objetivo de análise de cada empresa.

São variações importantes, considerando que auxiliam na hora de compreender os diferentes aspectos de viabilidade do negócio, permitindo uma avaliação de desempenho em variadas perspectivas financeiras. Os principais tipos são:

Ponto de equilíbrio contábil

É um ponto de equilíbrio básico, no qual se considera somente os custos e as despesas tradicionais de uma empresa, por exemplo, os fixos e os variáveis.

Ponto de equilíbrio econômico

Além dos custos fixos e variáveis, o ponto de equilíbrio econômico conta com uma remuneração do capital próprio, que nada mais é do que o retorno mínimo que o empresário deseja obter sobre um investimento.

Ponto de equilíbrio financeiro

Uma estratégia que considera somente as saídas efetivas do caixa, como os pagamentos de fornecedores e salários, excluindo depreciação e amortização.

Ademais, reduzir o ponto de equilíbrio pode ser uma estratégia fundamental na hora de aumentar a competitividade e a margem de lucro da empresa. Trata-se de um processo que acontece por meio de:

  • Redução de custos fixos: procure negociar contratos de aluguel, revisar salários e buscar eficiência operacional, reduzindo custos fixos e o ponto de equilíbrio.
  • Redução de custos variáveis: a redução dos custos variáveis pode ocorrer por meio da melhoria da eficiência de produção, incluindo a negociação com fornecedores na busca de alternativas mais acessíveis.
  • Aumento do preço da venda: uma estratégia delicada, mas que pode ser feita, desde que a empresa consiga agregar valor ao produto ou ao serviço, tornando esse aumento viável. Dessa forma, não haverá perda de competitividade ou impacto nas demandas.
  • Aumento do volume de vendas: investir em marketing, melhorar a qualidade do atendimento e ir em busca de novos mercados permite que a empresa aumente o volume de vendas e, assim, ultrapasse o ponto de equilíbrio de maneira mais rápida.

Em meio às informações, podemos compreender que conhecer o ponto de equilíbrio de uma empresa é uma das melhores maneiras de garantir uma gestão financeira eficiente.

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