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Passo a passo para abrir uma empresa em São Paulo

É hora de abrir uma empresa em São Paulo – Guia completo

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, não é à toa que somente em 2024 mais de 4,2 milhões de empresas foram abertas no Brasil, um verdadeiro recorde. E em São Paulo, maior município e mercado consumidor do país, não foi diferente.

No ano passado, a cidade ganhou mais de 200 mil novas empresas, segundo dados da prefeitura. E a expectativa para 2025 é aumentar este número.

Mas é importante saber que o processo de abertura de um negócio demanda atenção, organização e cumprimento de inúmeras etapas burocráticas, tudo para garantir que a empresa esteja em conformidade com a legislação vigente.

Pensando nisso, criamos um guia para auxiliar você na hora de abrir uma empresa em São Paulo de maneira correta e eficiente. Vamos nessa!

1º) Elabore um plano de negócios

Antes de tudo, é preciso ter um plano de negócios bem elaborado para sua empresa. Ele deve incluir informações essenciais e estratégicas, como:

  • o que a sua empresa pretende oferecer (produtos e/ou serviços);
  • o seu público-alvo;
  • a estrutura da empresa;
  • o capital inicial disponível;
  • a previsão de faturamento.

Esse planejamento é o que irá auxiliar nas tomadas de decisão, como a definição do tipo societário, do melhor regime tributário e muito mais.

2º) Defina o tipo jurídico

Em seguida, será necessário escolher o tipo jurídico da empresa. A definição correta interfere na responsabilidade dos sócios, no modelo de tributação e nos registros obrigatórios. Então, o processo deve ser realizado com atenção. 

Os principais tipos são:

  • Microempreendedor Individual (MEI): para quem tem faturamento anual de até R$ 81 mil e deseja atuar sem sócios.
  • Empresário Individual (EI): ideal para aqueles que não querem sócios e tem um faturamento acima do limite permitido pelo MEI.
  • Sociedade Limitada (Ltda.): opção indicada para quem tem um ou mais sócios.
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): a modalidade permite uma atuação sem sócios, porém com mais segurança jurídica.

3º) Escolha o regime tributário

A decisão sobre o melhor regime tributário deve ser realizada com o auxílio de um contador especializado. Este processo demanda análise das atividades, da margem de lucro e do faturamento previsto. 

Os regimes tributários no Brasil são:

  • Simples Nacional: ótima alternativa para as micro e pequenas empresas com tributação simplificada.
  • Lucro Presumido: utilizado em negócios que tenham faturamento de até R$ 78 milhões ao ano.
  • Lucro Real: obrigatório para as grandes empresas ou para segmentos específicos, como bancos e seguradores.

4º) Pense no nome da empresa

O nome escolhido para a empresa precisa ser original e não pode ser igual ao de outra empresa já registrada na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). É necessário, ainda, definir o endereço comercial, que deve ser compatível com o tipo de atividade que será exercida.

É importante salientar que quem deseja trabalhar de casa ou online deve verificar a possibilidade de utilizar o endereço residencial ou a necessidade de contratar um endereço fiscal.

5º) Elabore um contrato social

O contrato social é o documento responsável por oficializar a criação da empresa. Então, ele deve contar com informações importantes:

  • dados dos sócios;
  • atividade que será realizada;
  • capital social;
  • regras de administração;
  • distribuição dos lucros.

Para os MEIs, esse documento não é necessário. Já para os demais tipos jurídicos, é válido contar com o auxílio de um contador para elaborar o contrato corretamente.

6º) Faça o registro na Junta Comercial

Tendo o contrato social pronto, ele deve ser registrado na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), sendo este o primeiro registro legal da sua empresa. A boa notícia é que o processo pode ser realizado de maneira online através do sistema Integrador Estadual.

7º) Abra o CNPJ

O próximo passo é a solicitação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) em conjunto com a Receita Federal. O cadastro é realizado de forma automática no processo da Jucesp, por meio da RedeSim.

8º) Obtenha o alvará de funcionamento e inscrição municipal

A inscrição municipal é uma etapa obrigatória para a emissão de nota fiscal de serviços e regularização das atividades mediante a Prefeitura de São Paulo.

Além disso, as empresas devem solicitar o alvará de funcionamento, responsável por autorizar o exercício da atividade no local indicado. 

9º) Faça o cadastro na Secretaria da Fazenda Estadual (para comércio ou indústria)

Se sua empresa for atuar com indústria e comércio de mercadorias, é obrigatório realizar um cadastro na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), para obter a inscrição estadual. 

O registro permite a emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e) e o recolhimento do ICMS.

10º) Tenha o certificado digital

Para conseguir emitir as notas fiscais, é necessário ter um certificado digital e credenciar a empresa nos sistemas de nota fiscal da Receita Federal, do Sefaz-SP ou da Prefeitura de São Paulo (tudo dependerá do tipo de nota).

O processo é crucial para que as exigências legais sejam cumpridas, garantindo a formalização das vendas e dos serviços prestados.

Pudemos entender ao longo deste conteúdo que abrir uma empresa em São Paulo pode parecer ser burocrático e complexo, mas, tendo um bom planejamento e auxílio contábil de qualidade, o processo se torna simples.

Seguindo os passos deste guia, você poderá garantir que a sua empresa esteja em conformidade com as exigências legais e apta para crescer de maneira sustentável.

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