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Você já parou para pensar em como será o setor de confecções durante este ano? Diante de tantas possibilidades, uma coisa é certa: com tantas inovações, a tecnologia estará ainda mais presente na área.

O mercado é enorme e repleto de oportunidades para quem quer estar por dentro de tudo o que pode acontecer nesse meio. Segundo a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, o nicho mais promissor para 2023 será o das confecções.

Compreender as dificuldades do mercado e quais as tendências para 2023 faz toda a diferença, principalmente, no momento de elaborar planejamentos orçamentários.

Para que você consiga conhecer as possibilidades para o setor, elaboramos este conteúdo. Esperamos que seja útil para auxiliar seus investimentos ou melhorar ainda mais seu negócio neste novo ano. Boa leitura!

Saiba quais foram as dificuldades enfrentadas pelo setor no ano de 2022

O ano passado foi desafiador para o setor de confecções, pois ainda se sentiam os impactos ocasionados pela pandemia de Covid-19.

Um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio apontou que as vendas de fim de ano conquistaram valor próximo aos R$ 65 bilhões. O crescimento foi de 2,3% que, mesmo considerado baixo, fez com que os varejistas terminassem o ano no azul.

Ainda de acordo com a pesquisa, de janeiro a outubro de 2022, o nicho de confecções foi o grande responsável por incluir 22,4 mil novos postos de trabalho.

Confira as expectativas para o mercado de confecções em 2023

As tendências do setor de confecções acompanham as alterações do comportamento dos consumidores e as transformações do mercado. Isso porque é uma área que passa por inúmeras mudanças com relação ao consumo e à economia.

A expectativa é de que os números sejam altos, apoiando-se nas novas tecnologias e soluções inovadoras. É o que diz a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que espera que a produção desta matéria-prima ultrapasse 3,1 milhões de toneladas.

Já para o primeiro bimestre de 2023, o Fórum Econômico Mundial espera que o volume de peças confeccionadas seja de aproximadamente 7,55% a mais do que nos anos anteriores. Por isso, é importante ter controles financeiros já definidos, a fim de garantir boas experiências e presença no mercado.

Um cenário positivo para o setor também é a expectativa da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), que prevê um crescimento de 5,85% para o segundo semestre de 2023, se comparado com o primeiro semestre do mesmo ano.

Ou seja, com esses dados, pode-se entender que, realizando estratégias efetivas, fica mais fácil garantir novas adaptações, métodos para melhorar a sua marca e sucesso do negócio.

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Três tendências que podem mudar sua confecção em 2023

Uma coisa é certa: o setor de confecções passa por constantes mudanças, fazendo com que as perspectivas de crescimento para 2023 sejam diferentes das dos anos anteriores. 

Vale destacar que o Brasil está entre os 10 maiores mercados de confecção do mundo, conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. 

Confira, a seguir, três tendências para este ano:

1. Mudanças no comportamento

As pessoas mudaram muito nos últimos anos, sendo influenciadas, sobretudo, pelo período pandêmico. Os consumidores estão preferindo conforto e liberdade, fato comprovado pelo Google, que relatou que 57% das suas buscas relacionadas à confecção foram de itens casuais.

Ou seja, é preciso se adequar ao que o público busca para, assim, conseguir se ver no topo em 2023.

2. Preferência pelo e-commerce

Devido à pandemia de Covid-19, as compras online se tornaram mais procuradas, e essa preferência digital deve continuar.

Uma sugestão para os empreendedores é fazer com que a confecção esteja presente em formato híbrido, com o cliente realizando suas compras on-line e retirando em um local físico, por exemplo.

3. Alie-se à tecnologia

Explorar a tecnologia é deixar de lado métodos defasados e se fazer presente nas inovações. Gerenciar programas é uma boa opção, principalmente aqueles responsáveis por facilitar e automatizar todos os processos. 

Setor pode atingir um novo aumento ainda em 2023

O Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) informou que o setor de confecção, mesmo em meio a cenários de crise pandêmica, manteve-se em ascensão.

Desse modo, neste pós-pandemia, estima-se que os números passarão a ser ainda melhores em 2023. Isso porque somente em 2021, o faturamento foi de R$ 161 bilhões a mais do que em 2020.

Esse segmento pode ter um crescimento total de cerca 13%, afinal, desde 2018 os aumentos anuais equivalem a aproximadamente 2,6%. Assim, o alcance total deve beirar os 7 bilhões de vendas.

Entendemos que para as empresas atingirem essa porcentagem de aumento, é fundamental contar com o auxílio de especialistas. A boa notícia é que nós podemos ajudar!

Temos especialistas em contabilidade para confecção, proporcionando a assessoria necessária para que os números da sua empresa cresçam ainda mais.

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