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Você sabe como realizar a precificação do seu serviço?

Aprenda a realizar uma precificação correta dos seus serviços

Realizar a precificação dos seus serviços é mais do que necessário para manter o seu negócio sustentável e em pleno crescimento.

No entanto, cada serviço tem suas necessidades e particularidades, fazendo com que a precificação se torne um desafio rodeado de dúvidas. Afinal, como estabelecer o preço correto?

Ao longo deste conteúdo, será possível entender aspectos importantes a serem considerados na hora da precificação, como realizá-la corretamente e muito mais. Vamos lá!

Saiba o que considerar na hora de precificar o seu serviço

Alguns elementos não podem ser esquecidos no momento da precificação de um produto ou serviço. Isso porque eles são fundamentais para um processo correto. Entre eles se destacam: concorrência, custos, despesas e valor agregado do serviço.

A seguir, conheça mais cada um deles.

Concorrência

Jamais precifique seu serviço baseado somente no preço do “vizinho”. Claro, saber esses valores é importante para ter parâmetros e conhecer o mercado concorrente.

Porém, entender como o seu público pensa e quanto ele está disposto a gastar é o que fará a diferença na hora de conquistá-lo, principalmente no quesito competitividade.

Custos e despesas

Tenha em mente que o valor do seu serviço precisa ser suficiente para cobrir custos e despesas fixas e variáveis, sem se esquecer da chamada margem de lucro – valor que atuará para o crescimento do seu negócio.

Sendo assim, identifique esses valores antes mesmo de definir um preço, garantindo que seu negócio se mantenha vivo no mercado de trabalho e longe de possíveis falências. 

Valor agregado do serviço

Comece realizando uma análise sobre os diferenciais do seu produto ou serviço, como aspectos de qualidade, agilidade, rapidez e praticidade.

Com base nesses atributos, é possível identificar o que os consumidores estão dispostos a pagar. Um ponto importante sobre o valor agregado é que a sua formação deve começar nas estratégias de marketing da sua empresa.

Entenda a diferença entre preço e valor

Por mais que pareçam ser a mesma coisa, preço e valor têm significados diferentes. O preço é tudo aquilo relacionado com custo de produção, compras, encargos e etc. Já o valor é a forma como as pessoas estão vendo a sua marca.

Segundo Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo (e um dos mais ricos), a definição de preço e valor é simples: “o preço é o que você paga, e o valor é o que você leva!”.

Portanto, o preço é o quanto de dinheiro será preciso desembolsar para comprar um produto ou serviço, sendo definido pelos donos da empresa. Já o valor é determinado pelo cliente, ou seja, o próprio consumidor é quem analisa as vantagens do produto e serviço para suprir as suas necessidades. Ou seja, um preço alto nem sempre é sinônimo de grande valor.

Aprenda a realizar a precificação dos seus serviços

A precificação de serviços deve fazer sentido para empresa e também para os consumidores. Isso porque quando um preço é muito alto, os compradores podem não comprar, e o mesmo ocorre quando são baixos demais: podem despertar dúvidas quanto à qualidade do serviço ofertado.

Confira algumas dicas de como realizar corretamente a precificação.

Calcule os custos

Entenda que toda e qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, precisa arcar com gastos relacionados à produção ou até mesmo prestação de serviços. Comece calculando, por exemplo, o montante para matéria-prima, mão de obra e equipamentos.

Identifique despesas

Os custos não são os únicos a serem calculados, as despesas também devem entrar nessa estratégia. 

Entende-se por despesas os gastos essenciais como, aluguel, folha de pagamento, conta de internet e energia e muitos outros, sendo os responsáveis essenciais para o bom funcionamento de uma instituição.

Considere a margem de lucro

A margem de lucro vai indicar quanto dinheiro você está ganhando com a venda dos seus serviços ou, ainda, os valores restantes para o seu negócio após pagamento de custos, despesas e impostos. Ela é um indicador superimportante na hora de realizar uma precificação correta. 

Realize uma análise de público-alvo

Uma precificação realizada de forma correta não deve estar relacionada apenas com valores; ela vai além, necessitando de outros fatores, como a identificação do seu público-alvo.

Isso porque, para alcançar os clientes específicos, os preços precisam estar de acordo com o poder aquisitivo deles.

Procure sempre escutar os seus consumidores

São os seus consumidores os responsáveis por indicar o que está bom e até mesmo possíveis melhorias. Busque conhecê-los e entender a maneira como enxergam os seus serviços.

Tenha em mente que os feedbacks atuam não só na precificação, mas também em todas as melhorias de serviços oferecidos.

Sempre teste as estratégias de preço escolhida

Aplicando as dicas citadas, fica mais fácil precificar corretamente os seus serviços, mas as estratégias não devem sempre seguir um padrão. Isso quer dizer que você não deve nem precisa se prender aos valores já definidos.

Procure realizar testes e monitorar os resultados, ajustando, sempre que necessário, para que as estratégias escolhidas tenham retornos positivos.

Com informações relevantes, ficou fácil realizar uma precificação dos seus serviços, certo? 

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