Seg - Sex 08h00 - 18h00 (11) 3383-4350(11) 93047-9190 contato@catana.com.br

Tudo o que você precisa saber sobre o Compete E-commerce

Você já ouviu falar no Compete? Saiba que se trata de uma oportunidade fundamental, principalmente para empresas que atuam com e-commerce e telemarketing.

Ao longo deste conteúdo, será possível conhecer o Compete E-commerce, junto a pontos importantes como seu funcionamento, operações internas e externas, e muito mais. Continue a leitura!

O que é o Compete E-commerce?

O Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado do Espírito Santo, também conhecido como Compete E-commerce, é um regime de tributação diferenciada destinado a empresas que atuam com vendas online.

Criado pelo estado do Espírito Santo, ele visa incentivar o comércio nesse segmento, através da concessão de benefícios fiscais em operações, assim como instituído no Artigo 23 da Lei n. 10.568/2016, junto ao Artigo 530-L-R-I do RICMS/ES.

Essa iniciativa inovadora vem revolucionando o comércio eletrônico, fornecendo inúmeras vantagens fiscais nas operações interestaduais, em sua maioria, destinadas aos consumidores finais.

Por fim, o Compete E-commerce conta com os impactos positivos do crédito presumido, influenciando na competitividade do e-commerce devido à redução de custos tributários, novos estímulos para investimentos e inovações e um equilíbrio comercial.

Crédito presumido

De forma ampla, o crédito presumido é um benefício que concede a possibilidade de desoneração na base de cálculo ou nas apurações dos impostos em operações de saídas tributárias.

O uso desse tipo de crédito é destinado para realização do estorno de crédito relativo à entrada de mercadoria por parte do contribuinte; à inscrição do contribuinte no CNPJ cuja atividade principal seja o comércio varejista; e o não aproveitamento de créditos relacionados com saídas beneficiadas.

Saiba como funciona e como participar do Compete

A partir do momento que a empresa adere ao Compete, ela se torna elegível a inúmeros incentivos fiscais, cujos objetivos são estimular investimentos, gerar empregos e aumentar a competitividade diante de seus concorrentes. 

O Compete conta com alguns aspectos essenciais, os quais se destacam:

Redução da carga tributária

São oferecidos benefícios fiscais que fornecem uma redução significativa das cargas tributárias empresariais. É uma maneira de oferecer margens de lucros maiores, com a possibilidade de a empresa realizar investimentos com esta economia.

Incentivo ao investimento

O Compete incentiva investimentos em infraestrutura e modernização dos comércios eletrônicos. Com linhas de créditos e condições facilitadas, tem-se a oportunidade de ampliar as operações, otimizar o serviço prestado e contar com equipamentos cada vez mais modernos.

Geração de empregos

Promover mais empregos estimula o desenvolvimento econômico, assim, empresas que utilizam o Compete E-commerce podem crescer no mercado, gerando mais oportunidades de emprego para a região.

Fortalecimento da cadeia produtiva

É possível promover uma ligação entre as empresas de comércio eletrônico, tornando a cadeia produtiva cada vez mais forte. A troca de conhecimentos pode ser um benefício para o negócio, tornando o local ainda mais competitivo.

Para que a empresa faça parte do Compete E-commerce, é fundamental que alguns requisitos sejam seguidos:

  • estar inscrito no CNPJ, tendo como atividade principal identificada na Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) o comércio varejista;
  • utilizar o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) como uma ferramenta de gestão;
  • realizar a emissão de notas fiscais para todas as transações;
  • estornar integralmente o crédito que se refere à entrada de mercadoria, onde a saída tenha sido realizada com o Compete, sem o uso de demais créditos para apuração de impostos;
  • realizar apurações separadamente, utilizando o documento de arrecadação que tenha o código de receita 385-9, lançando o crédito presumido na Escrituração Fiscal Digital (EFD).

Operações internas e interestaduais do Competo E-commerce

As operações internas não contam com uma previsão de benefício fiscal relacionado com o Compete. Por isso, em operações de importação, é aplicado um benefício de diferimento do imposto, ou seja, o recolhimento é adiado para quando a mercadoria a ser importada sair do estabelecimento.

Por outro lado, as operações interestaduais são definidas pelo artigo 530-L-R-I do RICMS/ES, que destina as mercadorias ao consumidor final, aplicando o benefício de crédito presumido, conforme o previsto no artigo 23 da Lei n. 10.568/2016.

Compete e a redução de carga tributária

A redução das cargas tributárias pode ser uma boa estratégia no que se refere ao aumento da competitividade das empresas que optam pelo Compete E-commerce. 

Para isso, é fundamental que essa redução seja equilibrada, considerando se tratar de um contexto global, onde as empresas operam em mercados internacionais, o que pode ajudar na expansão das operações.

A seguir, confira o exemplo dessa redução de carga:

Exemplo do cálculo de redução de carga tributária

De modo geral, o Compete E-commerce atua como uma oportunidade para que as empresas alcancem uma maior competitividade, investindo em seu crescimento com a redução das cargas tributárias.

A Catana Assessoria Empresarial conta com profissionais qualificados para auxiliar você a ter o máximo de benefícios com o Compete. Fale conosco e veja como podemos ajudar a sua empresa a usufruir das melhores vantagens estratégicas.

Aproveite e acompanhe nosso blog para outros assuntos como este!

Deixe um comentário