Seg - Sex 08h00 - 18h00 (11) 3383-4350(11) 93047-9190 contato@catana.com.br

Invoice: saiba o que é e como emitir esse documento

Conheça o Invoice e sua importância

Se você quer atuar no ramo de exportação, realizando transações comerciais com clientes de outro país, o Invoice é fundamental.

Semelhante a uma nota fiscal, ele garante que ambas as partes da negociação tenham transparência e segurança na prestação de serviços.

Por esses e outros motivos, é válido conhecer ainda mais sobre o Invoice. Confira todo o conteúdo a seguir!

Afinal, o que é o Invoice?

Trata-se de um documento comercial o qual registra uma transação de compra e venda entre as partes que se encontram em países diferentes. Assim, é muito utilizado para registro de vendas, fins contábeis e fiscais.

Podemos dizer que é um tipo de nota fiscal que inclui informações sobre a transação financeira e o produto e/ou serviço que foi contratado.

A emissão deste documento pode ocorrer de maneira eletrônica, sendo muito utilizada em transações comerciais entre uma pessoa jurídica ou entre as empresas e os consumidores finais.

Informações obrigatórias do Invoice

Por se tratar de uma espécie de nota fiscal ou, até mesmo, fatura de cobrança, o Invoice deve trazer informações obrigatórias do produto, cliente e pagamento obrigatórias, sendo elas:

  • data da emissão;
  • número de série;
  • nome e endereço completos do destinatário e do emissor;
  • descrição com detalhes da mercadoria ou serviço, contendo a Nomenclatura Comum do Mercosul;
  • tipo de transporte;
  • local para embarque e desembarque;
  • valores unitários e totais e moeda;
  • pesos bruto e líquido
  • quantidade;
  • forma de pagamento;
  • condições e termos da venda.

Cada país conta com as suas exigências referentes ao Invoice, que podem demandar outros dados. Mas as informações citadas acima já são consideradas um padrão.

Importância do Invoice para as empresas

Como falado, o Invoice é essencial, pois se trata de uma maneira de registrar e documentar todos os serviços prestados entre as partes de países diferentes – os quais, em sua maioria, não contam com o mesmo padrão de comprovação.

Além disso, é uma maneira de confirmar os termos de pagamento que foram acordados com os clientes.

Quando emitido, a empresa estará fornecendo ao cliente um registo claro e objetivo de tudo o que foi realizado, considerando ainda o escopo do trabalho, o tempo gasto e o valor que foi cobrado.

Este documento é necessário para garantir que a empresa cumpra todas as obrigações fiscais, mesmo quando se tratam de negociações estrangeiras.

Principais taxas e como emitir o Invoice

As principais taxas desse documento ficam por conta dos tributos das operações financeiras realizadas no exterior e do Imposto de Renda. Por se tratar de uma transação internacional, as empresas não precisam realizar o pagamento dos chamados impostos municipais e estaduais, como ISS e ICMS.

Porém, os produtos e serviços devem arcar com demais tarifas, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), cuja taxa é de 0,38% em nota.

Para a emissão do Invoice, é válido destacar que não se tem um formato padronizado de como deve ser emitido, fazendo com as empresas definam pelo modelo que melhor se enquadre nas suas necessidades, desde que contenha todas as informações necessárias.

Em sua maioria, são utilizadas a plataforma para emissão de notas fiscais, evitando que dados importantes sejam perdidos.

Dito isso, basta acessar a ferramenta que você já utiliza para a elaboração dos seus documentos. Com isso, envie para o cliente no país de recebimento e espere pela conclusão do processo.

Por fim, o sistema deve armazenar o documento assinado, que passa a ter validade como comprovante fiscal.

Ademais, busque sempre auxílio contábil especializado para as futuras verificações.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil. Fale com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas. Aproveite e acompanhe o blog da Catana!

Deixe um comentário