Seg - Sex 08h00 - 18h00 (11) 3383-4350(11) 93047-9190 contato@catana.com.br

Entenda como a taxa Selic pode influenciar o comércio exterior

Tudo o que você precisa saber sobre a taxa Selic em comércio exterior

O termo Selic é popular e muito utilizado. Mas você já parou para pensar que essa taxa é a grande responsável em impactar e influenciar o comércio exterior?

Essencial para o mercado, a taxa Selic deve ser compreendida principalmente por quem deseja investir mais e perder menos.

Para entender mais sobre o assunto e como influencia o comércio exterior, basta continuar conosco. Boa leitura! 

O que é a taxa Selic?

A Selic é uma espécie de taxa básica de juros presente na economia, que influencia outras taxas em todo o território brasileiro. Sua definição é um instrumento importante de política monetária, utilizado pelo Banco Central durante o controle de infrações.

A Selic, como é conhecida, é uma abreviação de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, uma infraestrutura do mercado financeiro, com administração do Banco Central.

De maneira mais simples, o valor da taxa Selic é um indicador do equivalente à taxa média apontada nas operações, nesse caso, na exportação. Hoje, está em 12,75% ao ano, pois sofreu queda durante o Comitê de Política Monetária (Copom) em 20 de setembro de 2023. Espera-se que ainda caia mais e chegue a 11,75% ao ano.

Banco Central e taxa Selic

O Banco Central (BC) é o grande responsável por definir a taxa Selic, ou seja, tem a incumbência de conduzir as políticas monetárias do país, utilizando-a para que os objetivos sejam alcançados.

A Selic também serve para influenciar as chamadas taxas de juros aplicadas pelos bancos comerciais. Ou seja, quando passa por uma redução, é comum que as alíquotas presentes em juros, empréstimos e financiamentos também caiam, aumentando as atividades econômicas.

Por outro lado, quando ocorre alta, o valor é repassado aos bancos, que elevam os juros das suas transações, consequentemente desacelerando a economia.

De forma geral, o BC atua como uma instituição de responsabilidade da taxa Selic, porém age por meio do Copom. Juntos, analisam, definem e divulgam a taxa para o mercado, em média a cada 45 dias.

Veja como a taxa Selic influencia o comércio exterior

Se tem uma coisa que interessa os profissionais de comércio exterior é justamente como a taxa Selic pode influenciar o mercado.

Esse impacto no comércio exterior pode surgir de inúmeras maneiras, sejam elas diretas ou indiretas. As principais e mais conhecidas maneiras são apresentadas a seguir.

Taxa de câmbio

A taxa de câmbio é o valor relativo da moeda brasileira quando comparada com a estrangeira. Assim, a Selic pode ter influência no câmbio quando o seu valor está em alta, fazendo com que os investimentos financeiros se tornem mais atrativos, criando relações com fluxos de capital estrangeiro e aumentando a demanda pela moeda nacional.

Esse ato pode fazer com que as exportações fiquem mais caras e as importações, mais acessíveis, o que afeta diretamente o saldo comercial.

Investimentos estrangeiros

Nos investimentos estrangeiros, quando a taxa de juros está alta, os investidores fora do Brasil podem se deparar com maiores oportunidades de retorno nos outros países, tornando os fluxos de investimento mais baratos. A Selic pode afetar os investimentos nos setores de exportação e produção, que impactam diretamente o comércio exterior.

Competitividade de empresas

A Selic afeta as condições dos financiamentos presentes nas empresas brasileiras. Sendo assim, quando a taxa de juros é alta, os custos do financiamento acabam elevados, fazendo com que as organizações em solo nacional sejam atingidas de forma negativa diante do mercado internacional.

Quando a Selic apresenta queda, elas conseguem ter acesso financeiro mais barato, aumentando a competitividade e impulsionando cada vez mais as exportações.

Inflação

Sempre que a taxa de juros sofre aumento para conter a inflação, é possível afetar diretamente as demandas internas, sem esquecer as importações. Estando mais fracas, pode haver uma redução das importações, e assim, um impacto no comércio exterior.

Contudo, a relação entre a taxa Selic e o comércio exterior brasileiro não é relativa, podendo ser influenciada por inúmeros fatores, como condições econômicas internacionais, políticas de câmbio e acordos comerciais.

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor, uma vez que a Selic tem um papel superimportante na economia, com relevância no comércio exterior.

As empresas de exportação devem se manter atentas mediante possíveis influências, buscando se adaptar às condições atuais do mercado.

Nesse sentido, contar com uma assessoria contábil eficiente pode facilitar a compreensão dos processos. Nós estamos aqui para ajudar você! Clique aqui e agende uma conversa com nossos especialistas hoje mesmo!

Deixe um comentário