Seg - Sex 08h00 - 18h00 (11) 3383-4350(11) 93047-9190 contato@catana.com.br

Pró-labore ou distribuição de lucros? Como fazer retiradas da minha empresa?

Saiba o que é e como realizar pagamentos de pró-labore e distribuição de lucros

É normal que sócios e empresários ainda tenham dúvidas sobre a forma certa de realizar retiradas. Isso porque se deve escolher a melhor opção entre o pró-labore e a distribuição de lucros, considerando os ganhos de cada membro.

É comum que os donos entendam que podem realizar retiradas a qualquer momento, mas é um risco, pois pode causar descontrole financeiro e prejudicar investimentos futuros.

Para auxiliar você, elaboramos esse conteúdo a fim de que entenda o que é pró-labore, distribuição de lucros e como cada retirada deve ser realizada.

Tenha uma boa leitura!

Entenda o que são pró-labore e distribuição de lucros

O pró-labore nada mais é do que um modelo de remuneração bem comum entre as empresas, sendo o responsável por realizar pagamentos mensais a membros titulares e sócios. 

Assim, é uma espécie de salário, no qual deve haver uma contribuição para a previdência social. É importante ressaltar que não existe um valor-base, cabendo ao empreendedor definir uma média de valores a serem pagos aos profissionais.

Por outro lado, a distribuição de lucros é a junção de todo o ganho obtido durante um período definido, sendo distribuído entre os membros de uma sociedade. Essa distribuição pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual.

Com isso, o valor a ser recebido por cada sócio deve ser acordado durante a elaboração de um contrato e distribuído de maneira proporcional ou desproporcional à sua participação na empresa.

Pró-labore ou distribuição de lucros: saiba quais as diferenças

A principal diferença entre eles se dá pelo fato de que a distribuição de lucros é paga a cada sócio, esteja ele trabalhando ou não na empresa. Já o pró-labore, apenas aos profissionais que estão à frente de um empreendimento.

Outro ponto é a forma que são pagos. O pró-labore é via folha de pagamento, passando inclusive pelo recolhimento de impostos, e a distribuição de lucro ocorre no meio ou no final de algum serviço.

E não para por aí. Outras diferenças podem ser notadas, como o pagamento do pró-labore, que deve ocorrer mensalmente de maneira obrigatória e não pode ser menor que o salário-mínimo vigente.

Por fim, a distribuição de lucros não é obrigatória, além de não contar com limites para os dividendos, uma vez que está relacionada com os resultados das organizações.

Saiba como deve ser realizado o pagamento do pró-labore

A maneira mais segura e utilizada para a retirada do pró-labore é por meio de transferências bancárias, direto da conta da empresa para a conta dos sócios. Aliás, não é indicado realizar apenas uma única transferência, mas sim, duas ou mais separadamente, a fim de assegurar que nada acontecerá com os valores.

O pagamento do pró-labore deve seguir os seguintes passos:

  • 1- Defina o valor: ele deve ser estabelecido de acordo com as políticas e também as necessidades financeiras da empresa, além de considerar carga de trabalho, responsabilidades e mercado de trabalho de cada sócio;
  • 2- Tenha uma previsão orçamentária: analise se a sua empresa conta com recursos financeiros para a realização desse pagamento. Para isso, crie uma previsão orçamentária com base em todas as despesas e receitas;
  • 3- Faça um registro do pró-labore (contrato social ou estatuto): é superimportante que os valores do pró-labore estejam em contrato, certificando-se de que termos e condições relacionados ao pagamento estarão atualizados;
  • 4- Registre na contabilidade: garanta que o pró-labore seja registrado na contabilidade da empresa, evitando sustos ao final do mês;
  • 5- Faça o pagamento: o pagamento deve ser realizado de acordo com as normas estabelecidas, sem esquecer a emissão de comprovantes para controle financeiro da organização.

Retirada das distribuições de lucros

A retirada das distribuições de lucros é um processo que deve ser realizado por acionistas ou proprietários de uma empresa e acontece de acordo com cada estrutura empresarial.

Para retirá-la com segurança, alguns passos são importantes:

  • verifique a situação financeira da empresa: é importante garantir que a empresa tenha recursos disponíveis para essa distribuição;
  • realize reuniões, se necessário: geralmente é preciso realizar reuniões com acionistas ou proprietários para decidir e aprovar a distribuição de lucros;
  • calcule o valor que será distribuído: sempre determine a quantidade de lucros disponível;
  • faça divisões entre acionistas ou proprietários: quando o valor é determinado, é necessário definir a proporção da divisão dos lucros entre cada um dos membros;
  • tenha documentos: prepare-os para registrar a distribuição dos lucros de acordo com termos legais exigidos pelas leis e demais regulamentações;
  • transfira os valores: com a aprovação e os documentos, basta realizar a transferência dos valores de acordo com cada acionista ou proprietário. Aqui pode ser utilizada a transferência bancária ou qualquer outra forma de pagamento já definida pela organização.

Vale ressaltar que todo o processo de distribuição de lucros vai de acordo com a legislação e as regulamentações de onde a empresa está localizada, assim como as políticas internas da organização.

Ademais, é fundamental dispor de um contador especializado, a fim de garantir que todo o processo seja realizado da maneira correta e em conformidade com as leis.

Para isso, entre em contato com nossos especialistas. Temos uma equipe completa e que entende do assunto esperando para auxiliar você nesse processo de retiradas da sua empresa.

Deixe um comentário