Seg - Sex 08h00 - 18h00 (11) 3383-4350(11) 93047-9190 contato@catana.com.br

Empresa familiar: conheça os problemas mais comuns e como resolvê-los

Pretende abrir uma empresa familiar? Fique atento aos possíveis problemas e como resolvê-los

A empresa familiar é o negócio em que os gestores (proprietários e colaboradores) fazem parte da mesma família. A renda deles vêm da empresa e, futuramente, seus herdeiros serão os novos sócios, passando a companhia de geração em geração.

Muitas empresas brasileiras foram fundadas por familiares, e várias estão no mercado até hoje, sendo pequenos, médios e até grandes negócios.

Contudo, muitas pessoas têm dúvidas se ter uma empresa familiar é realmente a melhor saída. Isso porque, ao incluir membros da família na parte administrativa, seja como acionistas, seja na diretoria, é comum surgirem inúmeros problemas.

Por isso, preparamos este artigo especial, a fim de que você saiba tudo sobre o assunto. Acompanhe!

Saiba mais sobre a empresa familiar

Como falado, uma empresa familiar é todo empreendimento onde os donos e colaboradores são do mesmo ciclo familiar, ou seja, o patrimônio e a renda de todos são vinculados ao negócio em comum.

As empresas familiares são definidas com base em três características:

  • Propriedade: a propriedade pertence, totalmente ou em sua maioria, a um grupo de pessoas unido por um vínculo familiar.
  • Poder exercido pela família sobre a empresa: o negócio é administrado por alguns membros da família.
  • Intenção em passar a empresa para as próximas gerações: existe o desejo de transferir os negócios e os valores para os herdeiros.

Diferentemente dos tradicionais e conhecidos tipos de negócios, o que acontece nesse tipo de empresa é que os cargos-chave de trabalho (gestores e diretores) são ocupados apenas por pessoas de confiança. 

Conheça os principais problemas que podem surgir com empresas familiares

Assim como em qualquer empresa, a familiar é passível de erros. Porém alguns podem ser evitados, para que o negócio avance no mercado e se torne sustentável. 

O mais comum deles é justamente a intimidade que o convívio familiar causa, podendo prejudicar a organização do ambiente.

A principal dificuldade está no estabelecimento de limites, separando problemas pessoais dos profissionais.

Confira outros erros e como evitá-los para garantir o sucesso da sua empresa familiar:

  • Ausência de regras claras: o convívio familiar pode afetar o andamento da empresa, unindo-se à falta de disciplina. Procure deixar as regras bem específicas e separar o que é trabalho e o que não é.
  • Contas pessoais e contas da empresa misturadas: é um problema comum, pois pode-se ter a ideia de que tudo é a favor da família. É preciso separar as contas e definir uma retirada mensal.
  • Não ter acordo em contrato: todos os acordos devem ser realizados por documentos. Conversas informais não podem ser consideradas como acordos ou contratos de trabalho.
  • Falta de especialização e experiência: é comum ter pessoas próximas sem experiência. Mas lembre-se da importância de que, mesmo sendo membros da família, todos devem adquirir conhecimento profissional e estarem aptos para as funções.
  • Ausência de planejamento: outro problema bem recorrente é a falta de planejamento, principalmente nas tomadas de decisão, podendo gerar consequências negativas. Sempre se planeje para qualquer movimentação na empresa.
  • Não procurar auxílio: é comum os gestores terem algum problema, mas quererem resolver sozinhos. O indicado é que se procure consultorias contábeis e especialistas prontos para auxiliar a organização.
  • Papéis indefinidos: é quando ninguém tem uma função definida, e todos fazem todas as funções. É importante determinar obrigações, prazos, entregas e responsabilidades para cada pessoa.
  • Conflitos pessoais: esse tipo de situação pode gerar consequências ruins, pois as pessoas são próximas e podem, de uma hora para a outra, ter o clima familiar abalado, afetando também o organizacional. Por isso, todo e qualquer tipo de conflito deve ser resolvido fora da empresa. Uma dica é aplicar um teste de perfil comportamental e entender melhor a equipe.

Empresa familiar: conheça os benefícios e as características da modalidade

Muitas pessoas acreditam que ter uma empresa familiar é ter uma série de problemas e dores de cabeça. Mas é preciso saber que, quando se tem um propósito, é possível desenvolver um bom plano de negócio e crescer. 

Conheça alguns benefícios que esse tipo de organização pode proporcionar:

  • interesses em comum;
  • confiança entre todos os membros da família;
  • autoridade reconhecida;
  • facilidade para transmitir informações;
  • flexibilidade nos processos;
  • projetos a longo prazo;
  • permanência da cultura e valores;
  • mais dedicação e envolvimento pessoal.

Por fim, tenha em mente que a gestão da empresa pode ser feita por um terceiro, mas ela não deixará de estar enquadrada nesta modalidade. Nesse caso, é preciso apenas que se tenham figuras familiares no quadro de acionistas e diretores.

Assim, para dar certo, como em qualquer outro tipo de empresa, conduza e administre com base em planejamento. Conte com uma equipe de especialistas e invista na parte de assessorias empresarial e financeira. Assim, será possível gerir sua empresa familiar com mais segurança e, consequentemente, lucratividade.

Deixe um comentário