Colocar preço em algo pode ser um processo desafiador aos empreendedores. Isso porque um valor mal planejado é capaz de comprometer toda a gestão financeira, gerando prejuízos. Em casos mais graves, pode levar até a falência.
Por isso, é necessário considerar fatores para que se chegue ao preço ideal, promovendo satisfação ao cliente e lucro.
Quer saber como realizar a precificação de forma correta? Continue acompanhando este artigo!
O que é precificação?
A precificação é um processo superimportante na vida de quem trabalha com vendas e tem como meta obter lucros dos seus negócios e crescer. Saber o preço certo exige um estudo que alia competitividade, atratividade e lucratividade.
Cometer erros na precificação pode influenciar no crescimento ou na queda financeira, portanto, esteja sempre atento durante esse processo.
Na prática, a definição de preços deve considerar:
- custos do negócio (aluguel, contas de consumo e salários);
- padrões de concorrência;
- percepção dos consumidores;
- lucro operado por parte dos donos.
Conheça as 6 principais dicas para realizar uma precificação corretamente
A precificação é um dos passos mais desafiadores para um prestador de serviço, afinal ela tem que ser boa o bastante para conquistar clientes e vendas e também para gerar lucro.
Alguns passos podem auxiliar nesse processo. A seguir, veja seis principais dicas na hora de precificar.
1. Entenda o custo por unidade
É preciso saber o custo de cada unidade para que a precificação esteja correta. Considere o tempo e o valor da sua mão de obra, incluindo outros fatores. Com o levantamento desses números, divida a soma total pela quantidade de produtos. Assim, você chegará ao preço unitário.
2. Considere todos os custos e as despesas
Faça uma lista de todos os custos da empresa, incluindo os fixos e os variáveis. O seu faturamento precisa cobrir esses gastos, mantendo a saúde financeira do negócio.
É importante destacar que os custos estão ligados diretamente com a produção de bens e serviços oferecidos, já as despesas são os gastos não relacionados com a produção, porém necessários para que a importação ocorra. Inclua também:
- custos de produção ou compra: pagamento de fornecedores, aquisição de matéria-prima e embalagens;
- despesas operacionais: contas de consumo, aluguel, folha de pagamento, investimentos com marketing e formas de pagamento;
- impostos e taxas: varia conforme o regime tributário em que seu negócio se encaixa.
3. Defina sua margem de lucro
O valor dos produtos deve, além de cobrir custos e despesas, garantir retorno financeiro e crescimento do estabelecimento. Então, defina a margem de lucro que deseja alcançar, o que nada mais é do que a porcentagem do valor ganho com uma venda.
Não existe uma margem ideal, mas sim uma que se encaixe com a sua organização, oferecendo preços justos e gerando lucro.
4. Estude o seu mercado de atuação
Analise os seus principais concorrentes, a fim de garantir que os seus preços estejam competitivos e dentro do esperado. Se entender que os seus preços estão muito acima do mercado, é válido reduzi-los. Tudo depende da sua margem de lucro.
É indicado apostar em promoções sazonais para atrair consumidores, desde que a competição por preços não seja em longo prazo.
5. Calcule sua margem de contribuição
Trata-se do montante em reais que sobra ao subtrair os custos e as despesas variáveis das vendas (os custos e as despesas variáveis são aqueles que sofrem alterações de acordo com o volume de produção ou vendas).
Cálculo:
Valor total das vendas – Valor dos custos e despesas variáveis = Margem de contribuição
6. Faça o cálculo do markup
Markup é um índice multiplicador que deve ser aplicado aos custos de uma mercadoria na hora de obter o lucro desejado. A fórmula do cálculo do markup é:
Markup = 100
_______________________________________________________
[100 – (% Despesas fixas + % Despesas variáveis + % Margem de lucro)]
Imagine o seguinte caso: custo de produção a R$ 20, despesas fixas de 15%, despesas variáveis de 20% e margem de lucro com a venda do item de 18%. A conta do markup será:
100 / [100 – (15 + 20 + 18)] = 2,12
Tendo essa definição, é possível calcular o preço de venda do produto, multiplicando o índice ao custo da mercadoria.
Markup x Custo da mercadoria = Preço de venda
Assim, você saberá o valor ideal para vender o produto, cobrindo as despesas e obtendo a margem de lucro desejada.
Ademais, é comum que o cálculo precise ser refeito a partir do momento que pare de gerar lucro. Não se preocupe, é um fato normal.
Com tanta informação, ficou fácil realizar sua precificação de forma mais assertiva, não é mesmo? Ainda assim, entendemos que pode ser um processo complexo.
Pensando nisso, nosso time de especialistas está pronto para auxiliar você nessa jornada. Entre em contato agora mesmo clicando aqui!