Seg - Sex 08h00 - 18h00 (11) 3383-4350(11) 93047-9190 contato@catana.com.br

Saiba como a holding patrimonial pode auxiliar seus negócios

Holding patrimonial e sua importância para os bens imóveis

Você já ouviu falar em holding patrimonial? Essa modalidade, também conhecida como uma administradora de bens próprios, pode ser fundamental na hora de agilizar a gestão de patrimônios.

Ela auxilia nos ajustes estruturais jurídicos que envolvem patrimônios familiares, gerando economia com os tributos e também benefícios durante o planejamento sucessório.

Interessou pelo assunto? Continue a leitura deste conteúdo e conheça as vantagens e saiba como uma holding patrimonial pode ajudar seus negócios!

O que é holding patrimonial?

Holding patrimonial é uma empresa criada para administrar os bens próprios de uma pessoa ou família. É uma opção muito procurada para imóveis geradores de renda de aluguel ou que são comprados com o objetivo de serem vendidos e, assim, gerar lucro.

Ela costuma ser criada para que esses bens sejam incluídos no capital social, no intuito de agilizar a gestão deles, gerando benefícios fiscais e sucessórios.

Esse tipo de atuação teve início no país em 1976, mediante a Lei das Sociedades por Ações, a Lei nº 6.404 (artigos 2º e 3º). Entende-se que essa modalidade é uma sociedade de controle, neste caso, sobre bens e patrimônios que estavam, até o momento, no nome de pessoas físicas.

Holding patrimonial: saiba como funciona a tributação

Existem momentos em que as vantagens tributárias são favoráveis para abrigar imóveis na modalidade holding patrimonial. Por outro lado, pode ser mais vantajoso manter esse imóvel para compra, venda e locação para pessoas físicas.

A seguir, entenda como funcionam as tributações de uma holding patrimonial:

Tributos com aluguel de imóveis por meio da holding patrimonial

Se o imóvel for alugado diretamente em pessoa física, a renda do aluguel será somada com rendas tributáveis, e a tributação passará a ser calculada de acordo com a tabela do imposto de renda, podendo chegar até 27,5%.

Mas se a escolha for pela holding, no caso pessoa jurídica, essa alíquota do imposto de renda fica em torno de 11,33% para PIS, Cofins, IRPJ e CSLL no caso daqueles que optarem pelo lucro presumido.

Tributos com venda de imóveis através da holding patrimonial

Nas vendas de imóveis, a tributação do imposto de renda é de 15% sobre o ganho de capital, isso para pessoa física. Na holding, a tributação cai para 6,7% sobre o valor total da venda.

Essa porcentagem de 6,7% é aplicada quando os administradores do bem tiverem atividade de compra e venda de imóveis próprios. 

A alíquota final é composta por:

  • 1,2% de IRPJ;
  • 0,8% de AIR;
  • 1,08% de CSLL;
  • 3% de Cofins;
  • 0,65% de PIS.

Vantagens da holding patrimonial

A holding patrimonial visa facilitar a gestão de bens imóveis e, assim, conquistar os chamados benefícios fiscais. Justamente por isso, ela se tornou uma estratégia benéfica e indicada para empreendedores. Algumas dessas vantagens são:

  • maior flexibilização para antecipação de herança;
  • contas com usufruto vitalício;
  • consegue evitar o bloqueio dos imóveis;
  • economia em Impostos de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD);
  • economia com impostos de aluguel sobre pessoa física e pessoa jurídica.

Mas não param por aí. Entre os benefícios também temos a redução dos tributos e o planejamento sucessório. Entenda mais: 

Redução tributária

A receita gerada em administrações jurídicas de imóveis recebe tributos menores do que os que são cobrados pelas pessoas físicas.

Por exemplo, nas locações de imóveis para pessoa física, a carga tributária é de 27,5%, enquanto na condição de holding patrimonial esse percentual passa a ser de 11,33%.

Planejamento sucessório

A holding patrimonial gera mais segurança para todos aqueles que, de alguma forma, têm relação com os bens administrativos. O motivo é simples: determina-se previamente a maneira como os patrimônios serão divididos em caso de morte do titular.

Entenda a importância da holding patrimonial para ajudar os negócios

A holding patrimonial é superimportante para gerir os bens de outra empresa, visando à garantia de uma transferência justa entre todos os herdeiros e a obtenção de inúmeros benefícios tributários, como vimos ao longo deste conteúdo.

Contar com esse suporte para cuidar do seu patrimônio pode ser o que faltava para começar a ter resultados positivos. Afinal, os bens de uma família sempre são alvos de preocupações e podem causar dor de cabeça se administrados de forma errada.

Sem dúvidas, a holding patrimonial pode ser uma excelente estratégia para pessoas ou famílias que possuem muitos bens, principalmente imóveis.

Antes de decidir se a holding é ou não ideal para suas necessidades, procure entender o objetivo de cada imóvel, verificando a melhor opção para cada caso.

Não hesite em buscar ajuda profissional, como um contador. Ele é capaz de identificar se é melhor manter-se como pessoa física, vender ou ainda migrar para a holding patrimonial.

Deixe um comentário