Uma empresa só consegue crescer se ela analisar periodicamente seus resultados operacionais para realizar uma boa gestão. Entender os demonstrativos financeiros dos negócios possibilita avaliar, ainda, todo o desempenho corporativo.
Uma empresa sem recursos e que não cumpre com as obrigações, certamente, não irá conseguir crescer de maneira saudável.
Para entender melhor sobre o assunto, continue acompanhando este conteúdo. Você conhecerá os melhores indicadores financeiros e poderá escolher o ideal para sua empresa. Boa leitura!
Entenda o que são indicadores financeiros
Os indicadores são estratégias para analisar e entender a situação financeira da empresa, baseando-se nos resultados contábeis. São ferramentas úteis e capazes de auxiliar os gestores nas tomadas de decisão e os investidores que buscam a melhor solução de retorno para seu capital.
Esses indicadores utilizam dados históricos, que nada mais são do que a performance obtida pela organização. Através deles, é fácil descobrir se a empresa é ou não lucrativa, se tem alta margem de lucro, se está com dívidas e outras informações relevantes.
Indicadores financeiros para sua empresa
Analisar os principais indicadores financeiros é ter nas mãos informações para entender a situação atual da organização e, assim, traçar novos objetivos.
Existem indicadores fundamentais para todo e qualquer negócio, seja qual for o ramo de atuação. São eles:
Faturamento
Sem dúvidas, um dos principais indicadores na hora de mensurar as finanças da empresa é o faturamento. Ele consiste em somar todos os valores obtidos com as vendas em um período determinado – geralmente mensal ou anual.
O faturamento atua como um avaliador do desempenho, mostrando se a empresa está ou não tendo caixa suficiente para arcar com todos os custos e, consequentemente, lucrando.
Margem bruta
É o ganho bruto sobre as vendas. Este indicador determina a margem de lucro sobre cada venda depois de excluir os custos diretos dos produtos.
A margem bruta avalia o desempenho financeiro, analisando se a receita está sendo suficiente para custos e despesas fixos, bem como obter lucros. Para calculá-la, é utilizada a seguinte fórmula:
Margem bruta = faturamento – (custos de produção + despesas de produção) = quanto a empresa consegue gerar de recursos para ter lucros e arcar com os valores fixos
Fluxo de caixa
Muitas empresas decretam falência devido à falta de um gerenciamento adequado dos valores que entram e saem do negócio. Isso faz com que o fluxo de caixa seja um indicador financeiro muito importante.
Com ele, é possível avaliar todos os resultados da empresa diariamente, projetando, assim, estimativas mais assertivas.
Lucro operacional
É o indicador responsável por avaliar toda a operação da empresa. Com os ganhos apurados, é preciso deduzir as despesas operacionais, que são aqueles gastos necessários para manter a organização em pleno funcionamento.
Essas despesas são, por exemplo, aluguel, telefone, salários e investimentos com marketing. Para fazer o cálculo, basta subtrair das receitas todas essas deduções, os custos e as despesas operacionais.
Por exemplo, imagine um lucro bruto de R$ 105.000, despesas operacionais de R$ 25.000 e receitas operacionais de R$ 30.000. A conta fica da seguinte forma:
Lucro operacional = 105.000 – 25.000 – 30.000 = 50.000
Retorno sobre Investimento
Conhecido como ROI, é um indicador superimportante. É ele quem vai determinar se sua empresa está ou não sendo viável, baseando-se em cálculos corretos e números confiáveis.
Ele faz com que as tomadas de decisão sejam ainda mais assertivas e baseadas não em achismos, mas em dados concretos.
Calcular o ROI é simples. Por exemplo, para uma empresa com ganho de R$ 200 mil e um investimento inicial de R$ 20 mil, o ROI pode ser calculado da seguinte forma.
ROI = (receita gerada – custos) / custos
ROI = (200.000 – 20.000) / 20.000 = 9 (o ROI é foi 9x mais do que o investimento inicial)
Ticket médio
Este indicador está relacionado com a área comercial, demonstrando quanto a empresa fatura por cliente. A fórmula é simples:
Ticket médio = faturamento total / número de vendas do período
Imagine uma loja que tenha realizado 8 vendas no dia, tendo um faturamento total de R$ 1.750. A conta fica assim:
Ticket médio = 1.750 / 8 = 218,75 (ticket médio do período)
Assim, ele é um indicador útil para realizar planejamentos de vendas da organização, sendo possível entender as vantagens de aumentar o gasto por clientes ou atrair novos.
Contem com a gente!
Não é tarefa fácil analisar todos esses indicadores, ainda mais quando sua empresa precisa de gerenciamento.
Mas ainda bem que existe a Catana, assessoria empresarial, que une todos os seus dados, fornecendo resultados e informações que vão ajudá-lo na análise de indicadores.
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