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Saiba quais indicadores financeiros você precisa usar na sua empresa

6 principais indicadores financeiros que a sua empresa precisa usar

Uma empresa só consegue crescer se ela analisar periodicamente seus resultados operacionais para realizar uma boa gestão. Entender os demonstrativos financeiros dos negócios possibilita avaliar, ainda, todo o desempenho corporativo.

Uma empresa sem recursos e que não cumpre com as obrigações, certamente, não irá conseguir crescer de maneira saudável.

Para entender melhor sobre o assunto, continue acompanhando este conteúdo. Você conhecerá os melhores indicadores financeiros e poderá escolher o ideal para sua empresa. Boa leitura!

Entenda o que são indicadores financeiros

Os indicadores são estratégias para analisar e entender a situação financeira da empresa, baseando-se nos resultados contábeis. São ferramentas úteis e capazes de auxiliar os gestores nas tomadas de decisão e os investidores que buscam a melhor solução de retorno para seu capital.

Esses indicadores utilizam dados históricos, que nada mais são do que a performance obtida pela organização. Através deles, é fácil descobrir se a empresa é ou não lucrativa, se tem alta margem de lucro, se está com dívidas e outras informações relevantes. 

Indicadores financeiros para sua empresa

Analisar os principais indicadores financeiros é ter nas mãos informações para entender a situação atual da organização e, assim, traçar novos objetivos.

Existem indicadores fundamentais para todo e qualquer negócio, seja qual for o ramo de atuação. São eles:

Faturamento

Sem dúvidas, um dos principais indicadores na hora de mensurar as finanças da empresa é o faturamento. Ele consiste em somar todos os valores obtidos com as vendas em um período determinado – geralmente mensal ou anual.

O faturamento atua como um avaliador do desempenho, mostrando se a empresa está ou não tendo caixa suficiente para arcar com todos os custos e, consequentemente, lucrando.

Margem bruta

É o ganho bruto sobre as vendas. Este indicador determina a margem de lucro sobre cada venda depois de excluir os custos diretos dos produtos.

A margem bruta avalia o desempenho financeiro, analisando se a receita está sendo suficiente para custos e despesas fixos, bem como obter lucros. Para calculá-la, é utilizada a seguinte fórmula:

Margem bruta = faturamento – (custos de produção + despesas de produção) = quanto a empresa consegue gerar de recursos para ter lucros e arcar com os valores fixos

Fluxo de caixa

Muitas empresas decretam falência devido à falta de um gerenciamento adequado dos valores que entram e saem do negócio. Isso faz com que o fluxo de caixa seja um indicador financeiro muito importante.

Com ele, é possível avaliar todos os resultados da empresa diariamente, projetando, assim, estimativas mais assertivas.

Lucro operacional

É o indicador responsável por avaliar toda a operação da empresa. Com os ganhos apurados, é preciso deduzir as despesas operacionais, que são aqueles gastos necessários para manter a organização em pleno funcionamento.

Essas despesas são, por exemplo, aluguel, telefone, salários e investimentos com marketing. Para fazer o cálculo, basta subtrair das receitas todas essas deduções, os custos e as despesas operacionais. 

Por exemplo, imagine um lucro bruto de R$ 105.000, despesas operacionais de R$ 25.000 e receitas operacionais de R$ 30.000. A conta fica da seguinte forma:

Lucro operacional = 105.000 – 25.000 – 30.000 = 50.000 

Retorno sobre Investimento

Conhecido como ROI, é um indicador superimportante. É ele quem vai determinar se sua empresa está ou não sendo viável, baseando-se em cálculos corretos e números confiáveis.

Ele faz com que as tomadas de decisão sejam ainda mais assertivas e baseadas não em achismos, mas em dados concretos. 

Calcular o ROI é simples. Por exemplo, para uma empresa com ganho de R$ 200 mil e um investimento inicial de R$ 20 mil, o ROI pode ser calculado da seguinte forma.

ROI = (receita gerada – custos) / custos 

ROI = (200.000 – 20.000) / 20.000 = 9 (o ROI é foi 9x mais do que o investimento inicial)

Ticket médio

Este indicador está relacionado com a área comercial, demonstrando quanto a empresa fatura por cliente. A fórmula é simples:

Ticket médio = faturamento total / número de vendas do período

Imagine uma loja que tenha realizado 8 vendas no dia, tendo um faturamento total de R$ 1.750. A conta fica assim:

Ticket médio = 1.750 / 8 = 218,75 (ticket médio do período)

Assim, ele é um indicador útil para realizar planejamentos de vendas da organização, sendo possível entender as vantagens de aumentar o gasto por clientes ou atrair novos.

Contem com a gente!

Não é tarefa fácil analisar todos esses indicadores, ainda mais quando sua empresa precisa de gerenciamento. 

Mas ainda bem que existe a Catana, assessoria empresarial, que une todos os seus dados, fornecendo resultados e informações que vão ajudá-lo na análise de indicadores.

Além disso, nós o auxiliamos com a emissão de guias de recolhimento, impostos, taxas e contribuições. Que tal falar conosco e ir em direção ao sucesso?

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